A calculadora pode ser considerada uma importante ferramenta tecnológica em sala de aula. Tendo em vista que a mesma pode auxiliar na realização de tarefas, na verificação de resultados, correção de erros, podendo ser um valioso instrumento de auto avaliação, enriquecendo assim as aulas de Matemática. Diante disso, o presente artigo aborda uma pesquisa envolvendo o uso da calculadora, como ferramenta tecnológica em sala de aula. Participaram do estudo 28 alunos de uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental do Município do Ipojuca em Pernambuco. Na qual no primeiro momento foram realizadas algumas atividades com o objetivo de familiarizar esse recurso como material didático. Em seguida, os alunos responderam a um questionário contendo 3 questões, sendo que a primeira questão perguntávamos como eram as aulas de Matemática, a segunda se referia a se eles já havia tido aula com o uso da calculadora e a terceira, o que mudanças os mesmos perceberam nas aulas da disciplina. Diante disso, constatamos que a maioria dos alunos não fazia o uso da calculadora em sala de aula. Como justificativa alegaram que não era importante seu uso nas aulas de Matemática. Além disso, muitos afirmaram que o professor não usava tal recurso em aula. Já em relação a 2° questão, que exploram se eles gostavam de usar a calculadora nas aulas da disciplina, a maioria dos alunos gostou de usar tal recurso nas aulas de Matemática. E na 3° questão, a maioria dos alunos respondeu que as aulas de Matemática ficaram melhores e prendem a atenção deles quando utilizam esse recurso. Desse modo, podemos sugerir que é importante para o professor diversificar em suas aulas a incorporação de novas tecnologias no seu cotidiano escolar, possibilitando de mais instrumentos que dinamizem mudanças na aprendizagem. Por isso, se faz necessário uma melhor reflexão da comunidade escolar (pais, professores e gestores) para a calculadora seja mais uma ferramenta que contribua no desenvolvimento e aprendizagem do aluno, pois a utilização da mesma através deste relato só vem a contribuir para se quebrar o preconceito do uso da mesma em sala de aula.