O presente ensaio objetiva relatar a experiência vivenciada enquanto monitora do componente curricular Educação Física Para Grupos Especiais do departamento de Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba. Por meio de monitoria foi possível perceber a imensa relevância profissional e acadêmica que a mesma representa, pois permite ao graduando uma visão ampliada do que é ser professor e de quais suas atribuições em sala e fora dela, vivenciar tais experiências só reforça o entendimento de que a formação de professores é um processo contínuo que se estende por toda vida profissional, Vieira (2006) corrobora dizendo que a formação do professor pesquisador é um dos aspectos que contribuem para a qualidade da formação inicial e continuada. Partindo desse pressuposto, Lins (2009) afirma que, a monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. Ela é entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, e tem a finalidade de promover a cooperação mútua entre discente e docente e a vivência com o professor e com suas atividades técnico-didáticas. Como monitora consegui aprender/vivenciar situações tais como orientar alunos a buscar novas formas de conhecimento, busca e entendimento, assim como perceber o feedback dos mesmos com relação aos conteúdos ministrados em sala, a partir disso conseguir verificar se haviam dificuldades de compreensão do conteúdo abordado e de que forma poderia contribuir para um melhor aprendizado dos alunos. Acreditando assim, foi possível perceber o quanto crescemos academicamente e profissionalmente também, haja vista estamos sendo formados para o mercado de trabalho. Ser monitor possibilita verificar e compreender melhor a dinâmica do processo ensino aprendizagem, mas ao mesmo tempo desafiador, instiga a não apenas saber o conteúdo das aulas, mas entendê-lo, não só para poder esclarecer, mas para ter a capacidade de contribuir com a formação dos alunos enquanto colegas quer seja em momentos de discussão ou estudo dirigido.