A pesquisa bibliográfica, qualitatitva e participante apresentada se prôpos a investigar a historiografia da educação física na educação profissional no que concerne a prática pedagógica da Educação Física, como esta se deu e se reflete na formação do discente advindo da educação Profissional, tendo como objeto central de estudo a relação historiográfica da Prática Pedagógica de Educação Física na Educação Profissional desde a década de 1970 na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte - ETFRN ao momento atual no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, considerando-se as convergências e especificidades em consonância com os fundamentos legais abrangentes ao campo da educação quanto aos aspectos históricos da educação física e de suas práticas pedagógicas. E como questão principal a ser estudado temos: Houve uma evolução histórica da educação física do IFRN na educação profissional nos útimos anos?. A paritr deste questionamento objetivamos investigar historicamente a relação entre a educação física na educação profissional a partir da prática pedagógica da educação física na ETFRN e no IFRN, historiar as contribuições relevantes que essas práticas produziram para o desenvolvimento da educação profissonal na ETFRN; realizar levantamento histórico dos aspectos legais que orientam as práticas pedagógicas da educação física na ETFRN e IFRN. Por meio desses estudos, procurou situar, analisar e interpretar o desenvolvimento da pesquisa e produção do conhecimento histórico em educação física, na Educação Profissional, dentre outros objetivos. Reunimos referenciais teóricos que abordam historicamente a relação entre as práticas pedagógicas da educação básica, da educação profissional e da educação física (escolar). No entanto, dentre as diversas literaturas acerca do tema, temos como base: os . Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio) (PCN’s EM) Parte I e II (BRASIL, 2000); Pedagogia da Autonomia (FREIRE, 1996); Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica - FPEPT (BRASIL, 2008); Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo (MOLL, 2010); O processo histórico, social e político da evolução da Educação Física (BAGNARA, 2010); Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos (BOGDAN e BINKLEN, 1994); A constituição das teorias pedagógicas da educação física.( BRACHT, 1999); Revista Brasileira de Ciências do Esporte (2009); Metodologia do ensino da educação física (COLETIVO DE AUTORES, 1992); Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão (FOUCAULT, 2009); Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa (FREIRE, 1996); Cultura escolar, cultivo de corpos: educação physica e gymnastica como práticas constitutivas dos corpos de crianças no ensino público primário em Belo Horizonte (1906-1920) (VAGO, 2002); e leis que regulamentam e consolidam a educação básica e educação profissional no brasil. Nesta pesquisa pretende-se acompanhar a trajetória dos estudos historiográficos da educação física: saberes e fazeres e da educação profissional, como demanda do Estado, aqui o período privilegiado remete à década de 1970 ao momento atual.