O Ensino da Biotecnologia através de aula prática: avaliando uma proposta de trabalho.INTRODUÇÃOA Biotecnologia é uma área científico-tecnológico, que utiliza de agentes biológicos para gerar produtos de consumo, ou serviços, como medicamentos, alimentos, energia, tratamento de resíduos, entre outros. Com o avanço das técnicas biotecnológicas, é necessário que o professor de Biologia busque a constante atualização de seus conhecimentos, de modo a transmitir aos estudantes de Biologia noções sobre o tema e a contextualização do mesmo no cotidiano. Dessa forma, o professor pode possibilitar que seus alunos sejam capazes de opinar sobre temas importantes e polêmicos como clonagem, transgenia, testes de DNA, despertando seus interesses e habilidades. Dessa forma, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do UNIFOR, foi realizado um diagnóstico sobre o nível do conhecimento dos alunos de uma escola pública de Ensino Médio do município de Formiga/MG sobre o tema Biotecnologia, antes e depois da implementação de um projeto, intitulado “Dia da Biotecnologia”. OBJETIVOAvaliar o impacto de uma didática alternativa para o ensino do tema Biotecnologia para o Ensino Médio.MATERIAIS E MÉTODOSUm questionário semiestruturado composto de um total de cinco questões, sendo quatro questões objetivas e uma subjetiva sobre o tema Biotecnologia foi elaborado. Este questionário foi respondido em dois momentos por 49 alunos de três turmas do ensino médio de uma escola pública estadual: antes e após uma apresentação teórico-prática sobre o tema. Dessa forma, buscou-se investigar os impactos que a apresentação teria nos saberes dos estudantes.RESULTADOS E DISCUSSÃODas três turmas do Ensino Médio (1°, 2° e 3° anos) avaliadas, alguns alunos do segundo e o terceiro ano do ensino médio não manifestaram interesse em responder ao questionário, demonstrando pouco envolvimento com a proposta de avaliação da prática. No entanto, os estudantes do primeiro ano se mantiveram interessados, respondendo o questionário prontamente. Os estudantes demonstraram ter pouco conhecimento sobre o tema, mas também revelaram que através da prática desenvolvida, parte dessa lacuna foi preenchida. Todas as turmas demonstraram interesse pela aula prática e se mantiveram atentos durante o tempo de execução da mesma. CONCLUSÃO Pode-se concluir que a aula prática é um meio eficaz de proporcionar aos alunos conhecimentos sobre temas contemporâneos, como a Biotecnologia. Percebe-se, também, que quanto mais precoce esse tipo de atividade for incorporada ao cotidiano escolar, melhor poderão ser os resultados no aprendizado e comprometimento dos alunos.