O presente trabalho tem como objetivo avaliar o perfil socioeconômico dos alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) especialmente os alunos do CCTS (Araruna) e do CCAA (Lagoa Seca) e o desempenho acadêmico dos mesmos que ingressaram pela cota universal e pelo sistema de reserva de vagas da UEPB. Avaliamos os alunos através de um questionário aplicado entre os anos de 2011 e 2012. A análise dos dados dos questionários foi realizada por meio do software estatístico SPSS. O desempenho acadêmico foi medido através do Histórico Escolar dos alunos cotistas e não cotistas. Constatamos que 72,5% dos alunos matriculados no CCTS no período acima mencionado ingressaram nos cursos oferecidos por este centro através do vestibular na cota universal (Grupo A) e 27,5% pelo sistema de reserva de vagas (Grupo B). Já no CCAA 86,4% dos alunos matriculados ingressaram através do vestibular na cota universal, 9,9% pelo sistema de reserva de vagas. Apenas 5,9% do grupo A declararam ter cor de pele negra, enquanto 10,3% do grupo B são de cor negra no CCTS. No CCAA 7,1% dos alunos que ingressaram pela cota universal declararam ter pele negra, enquanto os do sistema de reserva de vagas são 12,5%. No CCTS 44,7% do grupo A cursaram o ensino fundamental e médio somente na rede pública e já os do grupo B foram 74,4%. No CCAA 64,3% dos alunos do grupo A cursaram os níveis fundamental e médio somente na escola pública, os alunos cotistas praticamente todos cursaram os níveis mencionados somente na escola pública (87,5%). A dificuldade para entender os conteúdos dos componentes curriculares no CCTS é de 51,3% dos alunos do grupo B enquanto no CCAA 65,2% dos alunos do grupo A demonstraram dificuldade. Em relação ao desempenho acadêmico dos alunos cotistas e não cotistas do curso de Agroecologia do CCAA, não houve grandes diferenças apresentando um desempenho considerado bom. O mesmo ocorreu com os cotistas e não cotistas do curso de Odontologia do CCTS e de Engenharia Civil, considerado bom nas duas categorias. No entanto, em Ciências da Natureza do CCT os alunos cotistas tiveram um desempenho bom e os não cotistas um desempenho regular.