O presente trabalho vem apresentar uma atividade realizada na Escola Padre Hildon Bandeira em João Pessoa-PB. Buscou-se motivar os alunos para participação na construção de material didático, e estabelecer uma conexão entre conteúdos relacionados à química e os problemas ambientais. O objetivo deste trabalho foi confeccionar um jogo de bingo, através do uso de bandejas de acondicionamento de alimentos produzidas a partir do EPS (poliestireno expandido conhecido como isopor). Participaram dessa experiência duas professoras, quarenta alunos do 1° ano do ensino médio das turmas do ensino regular e da modalidade Educação Jovens e Adultos (EJA). Os participantes foram divididos em oito grupos de cinco pessoas. Os alunos pesquisaram em livros, revistas e sites, sobre elementos químicos, símbolos, aplicações e impactos ambientais a respeito do isopor. Em seguida, escolheram 50 elementos na tabela periódica de forma aleatória. Para construção das fichas e cartelas do bingo, foram utilizadas 120 bandejas de isopor, 8 estiletes, 8 tesouras, 16 canetas hidrocor e 6 colas para isopor. Na confecção do jogo foram recortadas as hastes de 40 bandejas para produção das cartelas, 30 para confecção das 50 fichas, em que foi escrito o nome e o símbolo do elemento químico. Na sequência foram utilizadas 50 bandejas para o recorte de 600 quadradinhos, escrito o símbolo dos elementos, em que foram fixados 15 quadradinhos em cada cartela com cola de isopor. Os resultados foram obtidos a partir de dois momentos, na aplicação de um questionário com quatro perguntas e no sorteio do jogo bingo, observando no aluno a percepção em relação à aprendizagem sobre a química e as questões de cunho ambiental. No primeiro momento com os resultados do questionário percebeu-se que 20% dos alunos com o auxílio das pesquisas, foram capazes de identificar quais os elementos químicos estariam presentes na composição química do isopor. 30% dos participantes da confecção do jogo declararam que a aprendizagem tornou-se interessante e divertida. 50% dos alunos estiveram motivados e lançaram a proposta da construção de novos jogos para os conteúdos subsequentes. No segundo momento, foi constatado o quanto à interação dos alunos no momento do jogo do bingo contribuíram para discussão dos conteúdos propostos. Em relação ao momento do bingo os resultados indicaram que no início do sorteio das peças, 25 % dos alunos apresentaram dificuldades em associar o símbolo com o nome dos elementos, 65 % conseguiram identificar o símbolo e o nome do elemento e 10% ficaram confusos e chutavam as respostas. A pesquisa continua em andamento para confecção de novos jogos abordando conteúdos subsequentes. Através das etapas realizadas foi constatada a importância da confecção dos jogos para o ensino e a aprendizagem, a ação instigou no aluno a curiosidade e o desejo de aprender, tornando o conteúdo prazeroso, além de contribuir como uma alternativa para preservação do meio ambiente.