A LEITURA COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR DE CIDADÃOS CRÍTICOS : UMA INSERÇÃO DO PIBID / LETRAS PORTUGUÊS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6795 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 762 "inscrito_id" => 3386 "titulo" => "A LEITURA COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR DE CIDADÃOS CRÍTICOS : UMA INSERÇÃO DO PIBID / LETRAS PORTUGUÊS" "resumo" => "Introdução: No presente artigo, relatamos o trabalho com a leitura de diversos gêneros textuais, com alunos do 6º ano do ensino fundamental que apresentam dificuldades na escrita e leitura da Língua Portuguesa, em uma escola da rede pública estadual de ensino, na cidade de Montes Claros /MG, onde é desenvolvido o subprojeto do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência) “Letras a mais”. A importância deste trabalho está no fato de que, há a necessidade de trabalhar com a leitura de diversos gêneros textuais, para, dessa maneira, permitir ao aluno conhecer diferentes tipos de leitura e instigá-lo a refletir e, também, se posicionar perante o texto lido. Objetivos: Objetivamos com este estudo, analisar a influência da leitura na formação de leitores e cidadãos críticos. Também definir quais os tipos de leitura propicia melhor assimilação com o cotidiano dos alunos. Metodologia: O campo da pesquisa é a sala de aula, a leitura, a interpretação e a produção textual. Foram selecionados diferentes tipos de textos, dos quais os alunos realizaram a leitura e interpretação, fazendo relação do texto lido com o cotidiano deles. Resultados e conclusão: A partir do trabalho com diversificados tipos de texto, foi possível evidenciar maior interesse dos alunos pela leitura, bem como, um posicionamento mais crítico em relação à leitura e o cotidiano de cada um, uma vez que, diante de cada leitura os alunos refletiam sobre o assunto abordado e se posicionavam a respeito dele. Os resultados da pesquisa aqui apresentados podem contribuir na atuação dos atuais professores e futuros docentes da Língua Portuguesa no sentido de adotarem novas propostas de leitura e produção textual para a sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "LEITURA, CIDADÃO CRÍTICO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_22_24_05_idinscrito_3386_6b8b84c06b4fb980fad3d9409f7ad9ba.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA APARECIDA VELOSO GUSMÃO SOARES" "autor_nome_curto" => "ANA APARECIDA" "autor_email" => "anaapvg@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6795 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 762 "inscrito_id" => 3386 "titulo" => "A LEITURA COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR DE CIDADÃOS CRÍTICOS : UMA INSERÇÃO DO PIBID / LETRAS PORTUGUÊS" "resumo" => "Introdução: No presente artigo, relatamos o trabalho com a leitura de diversos gêneros textuais, com alunos do 6º ano do ensino fundamental que apresentam dificuldades na escrita e leitura da Língua Portuguesa, em uma escola da rede pública estadual de ensino, na cidade de Montes Claros /MG, onde é desenvolvido o subprojeto do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência) “Letras a mais”. A importância deste trabalho está no fato de que, há a necessidade de trabalhar com a leitura de diversos gêneros textuais, para, dessa maneira, permitir ao aluno conhecer diferentes tipos de leitura e instigá-lo a refletir e, também, se posicionar perante o texto lido. Objetivos: Objetivamos com este estudo, analisar a influência da leitura na formação de leitores e cidadãos críticos. Também definir quais os tipos de leitura propicia melhor assimilação com o cotidiano dos alunos. Metodologia: O campo da pesquisa é a sala de aula, a leitura, a interpretação e a produção textual. Foram selecionados diferentes tipos de textos, dos quais os alunos realizaram a leitura e interpretação, fazendo relação do texto lido com o cotidiano deles. Resultados e conclusão: A partir do trabalho com diversificados tipos de texto, foi possível evidenciar maior interesse dos alunos pela leitura, bem como, um posicionamento mais crítico em relação à leitura e o cotidiano de cada um, uma vez que, diante de cada leitura os alunos refletiam sobre o assunto abordado e se posicionavam a respeito dele. Os resultados da pesquisa aqui apresentados podem contribuir na atuação dos atuais professores e futuros docentes da Língua Portuguesa no sentido de adotarem novas propostas de leitura e produção textual para a sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "LEITURA, CIDADÃO CRÍTICO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_22_24_05_idinscrito_3386_6b8b84c06b4fb980fad3d9409f7ad9ba.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA APARECIDA VELOSO GUSMÃO SOARES" "autor_nome_curto" => "ANA APARECIDA" "autor_email" => "anaapvg@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }