Introdução: No presente artigo, relatamos o trabalho com a leitura de diversos gêneros textuais, com alunos do 6º ano do ensino fundamental que apresentam dificuldades na escrita e leitura da Língua Portuguesa, em uma escola da rede pública estadual de ensino, na cidade de Montes Claros /MG, onde é desenvolvido o subprojeto do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência) “Letras a mais”. A importância deste trabalho está no fato de que, há a necessidade de trabalhar com a leitura de diversos gêneros textuais, para, dessa maneira, permitir ao aluno conhecer diferentes tipos de leitura e instigá-lo a refletir e, também, se posicionar perante o texto lido. Objetivos: Objetivamos com este estudo, analisar a influência da leitura na formação de leitores e cidadãos críticos. Também definir quais os tipos de leitura propicia melhor assimilação com o cotidiano dos alunos. Metodologia: O campo da pesquisa é a sala de aula, a leitura, a interpretação e a produção textual. Foram selecionados diferentes tipos de textos, dos quais os alunos realizaram a leitura e interpretação, fazendo relação do texto lido com o cotidiano deles. Resultados e conclusão: A partir do trabalho com diversificados tipos de texto, foi possível evidenciar maior interesse dos alunos pela leitura, bem como, um posicionamento mais crítico em relação à leitura e o cotidiano de cada um, uma vez que, diante de cada leitura os alunos refletiam sobre o assunto abordado e se posicionavam a respeito dele. Os resultados da pesquisa aqui apresentados podem contribuir na atuação dos atuais professores e futuros docentes da Língua Portuguesa no sentido de adotarem novas propostas de leitura e produção textual para a sala de aula.