Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRÁTICA DE CIÊNCIAS/ BIOLOGIA PARA O INCENTIVO DOS EDUCANDOS PROJETO PEDAGÓGICO: “NO STRESS”: DOUTORES DO FUTURO CONTRA O STRESS

Palavra-chaves: ENSINO DE BIOLOGIA, STRESS, DOENÇAS Comunicação Oral (CO) POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6827
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1872
    "inscrito_id" => 33293
    "titulo" => "A PRÁTICA DE CIÊNCIAS/ BIOLOGIA PARA O INCENTIVO DOS EDUCANDOS PROJETO PEDAGÓGICO:  “NO STRESS”: DOUTORES DO FUTURO CONTRA O STRESS"
    "resumo" => "Atualmente a ideia de “educar” para uma “vida saudável” se ampliou bastante, pois é consenso geral que as condições necessárias para que sujeitos e comunidades sejam mais saudáveis não dependem unicamente do individuo receber informações sobre cuidados com o corpo e ter acesso a tratamento médico/odontológico. Nessa visão holística e mais abrangente, a Escola passou a tratar a “Saúde” como um tema transversal e multidisciplinar, de modo que a abordagem dessa questão se tornou parte obrigatória de todas as disciplinas, os projetos educacionais e os diferentes departamentos da unidade escolar. A relação entre as variáveis associadas ao stress e as alterações no bem-estar, estado de saúde dos indivíduos e outras doenças decorrentes do stress, tem sido estudadas ao longo de varias décadas, tendo em vista que o stress traz consigo o aparecimento de diversas doenças, como: obesidade, depressão, hipertensão e diabetes. Baseando-se nessas questões o presente projeto “NO STRESS – DOUTORES DO FUTURO CONTRA O STRESS”, foi formatado para oferecer subsídios teóricos e práticos para auxiliar significativamente os educandos e a comunidade escolar nos seus esforços para a formação integral por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Buscou-se dessa forma, oferecer aos alunos do 8º ano do ensino fundamental II e do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual CAIC José Joffily, localizada no bairro das Malvinas em Campina Grande/PB, um maior conhecimento a respeito do tema e estimulá-los a levar esta problemática do STRESS e suas complicações à comunidade escolar e local. Trata-se de uma pesquisa-ação, cujos resultados evidenciam o fato de os alunos sentirem-se parte integrante do ambiente escolar, sentirem-se sujeitos e não expectadores do processo de ensino-aprendizagem, assim são incentivados a sempre desenvolverem seu senso crítico e colaborador. Eles puderam perceber seu potencial e capacidade de interagir com a escola e com a comunidade e esse fato associa-se também à valorização humana e a transformação dos modos de relação dos seres humanos com o seu semelhante, princípios essenciais da educação para promoção da saúde."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, STRESS, DOENÇAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_11_22_43_idinscrito_33293_8d4fd8d52b47c248d818a9c7a897cc3d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONALIZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MONALIZA"
    "autor_email" => "monabio13@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6827
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1872
    "inscrito_id" => 33293
    "titulo" => "A PRÁTICA DE CIÊNCIAS/ BIOLOGIA PARA O INCENTIVO DOS EDUCANDOS PROJETO PEDAGÓGICO:  “NO STRESS”: DOUTORES DO FUTURO CONTRA O STRESS"
    "resumo" => "Atualmente a ideia de “educar” para uma “vida saudável” se ampliou bastante, pois é consenso geral que as condições necessárias para que sujeitos e comunidades sejam mais saudáveis não dependem unicamente do individuo receber informações sobre cuidados com o corpo e ter acesso a tratamento médico/odontológico. Nessa visão holística e mais abrangente, a Escola passou a tratar a “Saúde” como um tema transversal e multidisciplinar, de modo que a abordagem dessa questão se tornou parte obrigatória de todas as disciplinas, os projetos educacionais e os diferentes departamentos da unidade escolar. A relação entre as variáveis associadas ao stress e as alterações no bem-estar, estado de saúde dos indivíduos e outras doenças decorrentes do stress, tem sido estudadas ao longo de varias décadas, tendo em vista que o stress traz consigo o aparecimento de diversas doenças, como: obesidade, depressão, hipertensão e diabetes. Baseando-se nessas questões o presente projeto “NO STRESS – DOUTORES DO FUTURO CONTRA O STRESS”, foi formatado para oferecer subsídios teóricos e práticos para auxiliar significativamente os educandos e a comunidade escolar nos seus esforços para a formação integral por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Buscou-se dessa forma, oferecer aos alunos do 8º ano do ensino fundamental II e do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual CAIC José Joffily, localizada no bairro das Malvinas em Campina Grande/PB, um maior conhecimento a respeito do tema e estimulá-los a levar esta problemática do STRESS e suas complicações à comunidade escolar e local. Trata-se de uma pesquisa-ação, cujos resultados evidenciam o fato de os alunos sentirem-se parte integrante do ambiente escolar, sentirem-se sujeitos e não expectadores do processo de ensino-aprendizagem, assim são incentivados a sempre desenvolverem seu senso crítico e colaborador. Eles puderam perceber seu potencial e capacidade de interagir com a escola e com a comunidade e esse fato associa-se também à valorização humana e a transformação dos modos de relação dos seres humanos com o seu semelhante, princípios essenciais da educação para promoção da saúde."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, STRESS, DOENÇAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_11_22_43_idinscrito_33293_8d4fd8d52b47c248d818a9c7a897cc3d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONALIZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MONALIZA"
    "autor_email" => "monabio13@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Atualmente a ideia de “educar” para uma “vida saudável” se ampliou bastante, pois é consenso geral que as condições necessárias para que sujeitos e comunidades sejam mais saudáveis não dependem unicamente do individuo receber informações sobre cuidados com o corpo e ter acesso a tratamento médico/odontológico. Nessa visão holística e mais abrangente, a Escola passou a tratar a “Saúde” como um tema transversal e multidisciplinar, de modo que a abordagem dessa questão se tornou parte obrigatória de todas as disciplinas, os projetos educacionais e os diferentes departamentos da unidade escolar. A relação entre as variáveis associadas ao stress e as alterações no bem-estar, estado de saúde dos indivíduos e outras doenças decorrentes do stress, tem sido estudadas ao longo de varias décadas, tendo em vista que o stress traz consigo o aparecimento de diversas doenças, como: obesidade, depressão, hipertensão e diabetes. Baseando-se nessas questões o presente projeto “NO STRESS – DOUTORES DO FUTURO CONTRA O STRESS”, foi formatado para oferecer subsídios teóricos e práticos para auxiliar significativamente os educandos e a comunidade escolar nos seus esforços para a formação integral por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Buscou-se dessa forma, oferecer aos alunos do 8º ano do ensino fundamental II e do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual CAIC José Joffily, localizada no bairro das Malvinas em Campina Grande/PB, um maior conhecimento a respeito do tema e estimulá-los a levar esta problemática do STRESS e suas complicações à comunidade escolar e local. Trata-se de uma pesquisa-ação, cujos resultados evidenciam o fato de os alunos sentirem-se parte integrante do ambiente escolar, sentirem-se sujeitos e não expectadores do processo de ensino-aprendizagem, assim são incentivados a sempre desenvolverem seu senso crítico e colaborador. Eles puderam perceber seu potencial e capacidade de interagir com a escola e com a comunidade e esse fato associa-se também à valorização humana e a transformação dos modos de relação dos seres humanos com o seu semelhante, princípios essenciais da educação para promoção da saúde.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.