Educação do campo, consiste no processo de lutas e conquista dos movimentos sociais MST que ao longo dos anos, tornou-se política pública que atende diretamente o homem do campo respeitando suas especificidades. As diferentes formas de ensino nas escolas, com a utilização de uma variedade de recursos didáticos, estão sendo importantes meios para facilitar a aprendizagem dos alunos e preencher lacunas deixadas pelo ensino básico tradicional. Avaliar o aprendizado de alunos sob diferentes formas de ensino em uma escola localizada na zona rural do município de Boa Vista, Roraima. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Albino Tavares, localizada na zona rural do município de Boa Vista, Roraima. Durante o período de 18 de fevereiro a 22 de março, sendo 4h de atividade por dia, totalizando 100h de atividades. As práticas para o ensino da disciplina língua portuguesa, consistiram de jogos educativos, como de perguntas e respostas, leitura de textos, construção de paródias, versos e poesias. Para o ensino de matemática utilizou-se recursos didáticos, como construção de baralho algébrico e testes de conhecimentos sobre monômios, polinômios e produtos notáveis.Com o desenvolvimento das atividades observou-se uma maior facilidade dos alunos em aprender os conteúdos lecionados da língua portuguesa, melhorando consequentemente suas leituras e escritas. No ensino de matemática os alunos mostraram-se mais estimulados a aprender os assuntos lecionados. As práticas dessas atividades de ensino propiciaram a interação entre os alunos das classes, melhorando seus relacionamentos, e estimulou o interesse mútuo em aprender os assuntos e utilizar os mesmos em seus dia-a-dia.Ensino na educação básica com variadas técnicas de didática, estimula o processo de aprendizagem dos alunos, através do interesse, curiosidade e vontade de participar das atividades impostas pelo professor na sala de aula. As atividades ainda, proporciona a interação entre aluno-professor-aluno.