Neste estudo procuro mostrar os aspectos teóricos da pesquisa biográfica, buscando verificar o estado da arte sobre a temática na Educação Musical, principalmente na formação e atuação de professores de música. A coleta de dados, delimitou-se as publicações contidas na revista da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) de 2004 a 2014. Os resultados encontrados são pesquisas referentes a formação de professores de música (BELLOCHIO, 2003; DEL BEN, 2003; DINIZ, JOLY, 2003; GROSSI, 2003; MATEIRO, 2003; VIEIRA, 2003; CERESER, 2004; FIGUEIREDO, 2004; MACHADO, 2004; MÜLLER, 2005; QUEIROZ, MARINHO, 2005; PENNA, 2007, 2008, 2010; LOURO, 2008; JARDIM, 2009; ALMEIDA, 2010; BASTIÃO, 2010; FERNANDES, 2012) que buscam refletir sobre a formação e atuação de professores e que apresentam uma valorização das experiências e vivências docentes, assim como a descoberta de saberes construídos durante a prática docente e os saberes experienciais(GROSSI, 2003; MACHADO, 2004; ALMEIDA, 2005; SPAVANELLO, BELLOCHIO, 2005; TOURINHO, 2006; PENNA, 2008; BASTIÃO, 2010), que se tornam referenciais para futuros professores e professoras de música em formação continuada na área da Educação Musical. O fio condutor que interliga esses estudos encontrados nas revistas da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) está diretamente ligado aos saberes experienciais, sob os quais o licenciando ou o professor está construindo sua identidade docente em seu cotidiano profissional ou para a profissão docente. Pode-se concluir que as narrativas e (auto)biografias contribuem para a reflexão e formação dos professores de música, tornando-se mais uma abordagem de pesquisa que favorece o desenvolvimento dos estudos em Educação Musical na atualidade.