A História da Educação é uma área do saber da Historiografia que vem ganhando bastante espaço nos últimos anos, possibilitando diversas maneiras de investigação a partir da categoria de analise como a cultura escolar, as relações políticas e sociais no âmbito da educação, as instituições escolares, e outras matrizes da História no aspecto do universo educacional. Contudo, as pesquisas acerca da História da Educação no Brasil e no Estado da Paraíba são recentes, principalmente no que refere as pesquisas direcionadas às instituições de ensino e da instrução confessional, necessitando serem explorados com mais ênfase, tendo em vista a contribuição para este campo do conhecimento. Assim, nos pautamos neste artigo, no recorte temporal acima delimitado para investigar as práticas e a cultura escolar de uma instituição de educação confessional de grande importância na antiga Parahyba do Norte: O Diocesano Pio X. Para tanto, nos utilizamos da seguinte metodologia: pesquisa de fontes bibliográficas e documentos primários como, por exemplo, um raríssimo livro de Atas da Congregação dos professores e Lentes do colégio do ano de 1906. A documentação permitiu inquirir sobre as normas e práticas que a instituição disciplinar estabelecia para educação dos filhos da elite da capital paraibana. Destarte, verificou-se a necessária e paradoxal relação que o colégio mantinha com elementos do federalismo, considerando esse aspecto, um tanto contraditório pelo caráter eminentemente confessional da instituição nascida no bojo do movimento de romanização. Além disso, se constatou também a importância que as reuniões pedagógicas tinham para elaboração de um escopo burocrático e normatividades que culminava no inicio e, respectivo funcionamento das atividades escolares do colégio diocesano Pio X.