Este estudo é resultado de uma pesquisa bibliográfica a partir de uma compreensão da filosofia da educação. Para tanto, buscamos reflexões sobre a contribuição da filosofia para a educação, pois historicamente, o ato de educar e filosofar estão interligados, corroborando com Severino (1999, p.19) “educação e filosofia sempre estiveram juntas e próximas”. Desta feita, propomos analisar as reflexões e perspectivas que permeiam o debate sobre filosofia e educação. Partimos de discussão teórico-filosófica de autores como Castoriadis (1987); Severino (1990); Saviani (1990; 2011); Carvalho (2011) dentre outros que contribuem para abordar a temática. No âmbito das reflexões postas, surgem diversos questionamentos, tais como: Para que serve uma filosofia da educação? O filosofar não constitui um ato propriamente pedagógico/educativo? E a prática educativa não é propriamente filosófica? Na tentativa de elucidar estas questões e promover reflexões no âmbito da filosofia da educação realizamos um estudo de cunho qualitativo, uma vez que nos proporciona uma visão holística dos fenômenos estudados, a partir de uma pesquisa bibliográfica. O interesse em abordar a referida temática, se dá a partir da compreensão de que o fazer pedagógico deve ser dotado de reflexões filosóficas sobre as ações que se desenvolvem no âmbito educacional, para superar uma condição meramente mecânica da atividade docente e partir para um conhecimento elaborado, sistematizado. Para Saviani (1990) as diversas concepções filosóficas da educação envolvem as teorias e as práticas educacionais, e influencia a formação do próprio educador. Isto demanda uma perspectiva da filosofia da educação para superar a condição de senso comum das práticas pedagógicas e elevá-la ao nível da consciência filosófica.