Esse trabalho tem por objetivo analisar as diferentes alternativas oferecidas pelas histórias em quadrinhos no processo de ensino e aprendizagem. As maneiras como professor pode analisar e compreender os quadrinhos, para fazer o devido planejamento para a sua utilização nas aulas de História e de outras disciplinas. Refletindo a respeito de obter resultados positivos na utilização de novos métodos na aplicação das atividades, sem colocar as histórias em quadrinhos como único e absoluto recurso pedagógico, mas perceber as maneiras de interagi-las com outros recursos. A utilização dos quadrinhos se demonstra produtivo como recurso pedagógico pela as histórias se assemelhar ao cotidiano do aluno, sendo possível caracterizar melhor os conhecimentos que cada aluno traz para a sala de aula, quanto ele pode absorver a partir do momento em que ele entra em contato com os quadrinhos, isso, levando em consideração o planejamento e a organização feita pelo professor, para que as atividades com os quadrinhos não saia do seu controle, que ele possa chegar aos objetivos para o conteúdo trabalhado em sala de aula. O professor devera ficar atento ao uso dos quadrinhos na suas aulas, pois, dependendo de como o professor agir em sala de aula em relação a eles em vez de resultados positivos chegara resultados desagradáveis tanto em relação ao seu planejamento para o conteúdo, por rejeição dos alunos e interpretações erradas pela escola e pelos alunos. Além da atenção em relação a sua postura com os quadrinhos, deve orientar os alunos para que após essas leituras não saiam tomando decisões erradas por não compreender bem o que ele leu assim o professor a partir do seu planejamento fazer uma boa exposição do conteúdo dos quadrinhos para não aparecer resultados indesejáveis.