Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: NO ENSINO DE HISTÓRIA

Palavra-chaves: ENSINO DE HISTÓRIA, RECURSO PEDAGÓGICO, METODOLOGIA DE ENSINO Comunicação Oral (CO) HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
0 of 0
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6934 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1505 "inscrito_id" => 2312 "titulo" => "AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: NO ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "Esse trabalho tem por objetivo analisar as diferentes alternativas oferecidas pelas histórias em quadrinhos no processo de ensino e aprendizagem. As maneiras como professor pode analisar e compreender os quadrinhos, para fazer o devido planejamento para a sua utilização nas aulas de História e de outras disciplinas. Refletindo a respeito de obter resultados positivos na utilização de novos métodos na aplicação das atividades, sem colocar as histórias em quadrinhos como único e absoluto recurso pedagógico, mas perceber as maneiras de interagi-las com outros recursos. A utilização dos quadrinhos se demonstra produtivo como recurso pedagógico pela as histórias se assemelhar ao cotidiano do aluno, sendo possível caracterizar melhor os conhecimentos que cada aluno traz para a sala de aula, quanto ele pode absorver a partir do momento em que ele entra em contato com os quadrinhos, isso, levando em consideração o planejamento e a organização feita pelo professor, para que as atividades com os quadrinhos não saia do seu controle, que ele possa chegar aos objetivos para o conteúdo trabalhado em sala de aula. O professor devera ficar atento ao uso dos quadrinhos na suas aulas, pois, dependendo de como o professor agir em sala de aula em relação a eles em vez de resultados positivos chegara resultados desagradáveis tanto em relação ao seu planejamento para o conteúdo, por rejeição dos alunos e interpretações erradas pela escola e pelos alunos. Além da atenção em relação a sua postura com os quadrinhos, deve orientar os alunos para que após essas leituras não saiam tomando decisões erradas por não compreender bem o que ele leu assim o professor a partir do seu planejamento fazer uma boa exposição do conteúdo dos quadrinhos para não aparecer resultados indesejáveis.Esse trabalho tem por objetivo analisar as diferentes alternativas oferecidas pelas histórias em quadrinhos no processo de ensino e aprendizagem. As mane" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, RECURSO PEDAGÓGICO, METODOLOGIA DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_21_13_28_idinscrito_2312_d69541e6dbe02f70ff5696970826da07.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENAN DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENAN OLIVEIRA" "autor_email" => "rennan-olive_@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6934 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1505 "inscrito_id" => 2312 "titulo" => "AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: NO ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "Esse trabalho tem por objetivo analisar as diferentes alternativas oferecidas pelas histórias em quadrinhos no processo de ensino e aprendizagem. As maneiras como professor pode analisar e compreender os quadrinhos, para fazer o devido planejamento para a sua utilização nas aulas de História e de outras disciplinas. Refletindo a respeito de obter resultados positivos na utilização de novos métodos na aplicação das atividades, sem colocar as histórias em quadrinhos como único e absoluto recurso pedagógico, mas perceber as maneiras de interagi-las com outros recursos. A utilização dos quadrinhos se demonstra produtivo como recurso pedagógico pela as histórias se assemelhar ao cotidiano do aluno, sendo possível caracterizar melhor os conhecimentos que cada aluno traz para a sala de aula, quanto ele pode absorver a partir do momento em que ele entra em contato com os quadrinhos, isso, levando em consideração o planejamento e a organização feita pelo professor, para que as atividades com os quadrinhos não saia do seu controle, que ele possa chegar aos objetivos para o conteúdo trabalhado em sala de aula. O professor devera ficar atento ao uso dos quadrinhos na suas aulas, pois, dependendo de como o professor agir em sala de aula em relação a eles em vez de resultados positivos chegara resultados desagradáveis tanto em relação ao seu planejamento para o conteúdo, por rejeição dos alunos e interpretações erradas pela escola e pelos alunos. Além da atenção em relação a sua postura com os quadrinhos, deve orientar os alunos para que após essas leituras não saiam tomando decisões erradas por não compreender bem o que ele leu assim o professor a partir do seu planejamento fazer uma boa exposição do conteúdo dos quadrinhos para não aparecer resultados indesejáveis.Esse trabalho tem por objetivo analisar as diferentes alternativas oferecidas pelas histórias em quadrinhos no processo de ensino e aprendizagem. As mane" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, RECURSO PEDAGÓGICO, METODOLOGIA DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_21_13_28_idinscrito_2312_d69541e6dbe02f70ff5696970826da07.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENAN DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENAN OLIVEIRA" "autor_email" => "rennan-olive_@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo analisar as diferentes alternativas oferecidas pelas histórias em quadrinhos no processo de ensino e aprendizagem. As maneiras como professor pode analisar e compreender os quadrinhos, para fazer o devido planejamento para a sua utilização nas aulas de História e de outras disciplinas. Refletindo a respeito de obter resultados positivos na utilização de novos métodos na aplicação das atividades, sem colocar as histórias em quadrinhos como único e absoluto recurso pedagógico, mas perceber as maneiras de interagi-las com outros recursos. A utilização dos quadrinhos se demonstra produtivo como recurso pedagógico pela as histórias se assemelhar ao cotidiano do aluno, sendo possível caracterizar melhor os conhecimentos que cada aluno traz para a sala de aula, quanto ele pode absorver a partir do momento em que ele entra em contato com os quadrinhos, isso, levando em consideração o planejamento e a organização feita pelo professor, para que as atividades com os quadrinhos não saia do seu controle, que ele possa chegar aos objetivos para o conteúdo trabalhado em sala de aula. O professor devera ficar atento ao uso dos quadrinhos na suas aulas, pois, dependendo de como o professor agir em sala de aula em relação a eles em vez de resultados positivos chegara resultados desagradáveis tanto em relação ao seu planejamento para o conteúdo, por rejeição dos alunos e interpretações erradas pela escola e pelos alunos. Além da atenção em relação a sua postura com os quadrinhos, deve orientar os alunos para que após essas leituras não saiam tomando decisões erradas por não compreender bem o que ele leu assim o professor a partir do seu planejamento fazer uma boa exposição do conteúdo dos quadrinhos para não aparecer resultados indesejáveis.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.