Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: NO ENSINO DE HISTÓRIA

Palavra-chaves: ENSINO DE HISTÓRIA, RECURSO PEDAGÓGICO, METODOLOGIA DE ENSINO Comunicação Oral (CO) HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6934
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1505
    "inscrito_id" => 2312
    "titulo" => "AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: NO ENSINO DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "Esse trabalho tem por objetivo analisar as diferentes alternativas oferecidas pelas histórias em quadrinhos no processo de ensino e aprendizagem. As maneiras como professor pode analisar e compreender os quadrinhos, para fazer o devido planejamento para a sua utilização nas aulas de História e de outras disciplinas. Refletindo a respeito de obter resultados positivos na utilização de novos métodos na aplicação das atividades, sem colocar as histórias em quadrinhos como único e absoluto recurso pedagógico, mas perceber as maneiras de interagi-las com outros recursos. A utilização dos quadrinhos se demonstra produtivo como recurso pedagógico pela as histórias se assemelhar ao cotidiano do aluno, sendo possível caracterizar melhor os conhecimentos que cada aluno traz para a sala de aula, quanto ele pode absorver a partir do momento em que ele entra em contato com os quadrinhos, isso, levando em consideração o planejamento e a organização feita pelo professor, para que as atividades com os quadrinhos não saia do seu controle, que ele possa chegar aos objetivos para o conteúdo trabalhado em sala de aula. O professor devera ficar atento ao uso dos quadrinhos na suas aulas, pois, dependendo de como o professor agir em sala de aula em relação a eles em vez de resultados positivos chegara resultados desagradáveis tanto em relação ao seu planejamento para o conteúdo, por rejeição dos alunos e interpretações erradas pela escola e pelos alunos. Além da atenção em relação a sua postura com os quadrinhos, deve orientar os alunos para que após essas leituras não saiam tomando decisões erradas por não compreender bem o que ele leu assim o professor a partir do seu planejamento fazer uma boa exposição do conteúdo dos quadrinhos para não aparecer resultados indesejáveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, RECURSO PEDAGÓGICO, METODOLOGIA DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_21_13_28_idinscrito_2312_d69541e6dbe02f70ff5696970826da07.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENAN DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENAN OLIVEIRA"
    "autor_email" => "rennan-olive_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6934
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1505
    "inscrito_id" => 2312
    "titulo" => "AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: NO ENSINO DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "Esse trabalho tem por objetivo analisar as diferentes alternativas oferecidas pelas histórias em quadrinhos no processo de ensino e aprendizagem. As maneiras como professor pode analisar e compreender os quadrinhos, para fazer o devido planejamento para a sua utilização nas aulas de História e de outras disciplinas. Refletindo a respeito de obter resultados positivos na utilização de novos métodos na aplicação das atividades, sem colocar as histórias em quadrinhos como único e absoluto recurso pedagógico, mas perceber as maneiras de interagi-las com outros recursos. A utilização dos quadrinhos se demonstra produtivo como recurso pedagógico pela as histórias se assemelhar ao cotidiano do aluno, sendo possível caracterizar melhor os conhecimentos que cada aluno traz para a sala de aula, quanto ele pode absorver a partir do momento em que ele entra em contato com os quadrinhos, isso, levando em consideração o planejamento e a organização feita pelo professor, para que as atividades com os quadrinhos não saia do seu controle, que ele possa chegar aos objetivos para o conteúdo trabalhado em sala de aula. O professor devera ficar atento ao uso dos quadrinhos na suas aulas, pois, dependendo de como o professor agir em sala de aula em relação a eles em vez de resultados positivos chegara resultados desagradáveis tanto em relação ao seu planejamento para o conteúdo, por rejeição dos alunos e interpretações erradas pela escola e pelos alunos. Além da atenção em relação a sua postura com os quadrinhos, deve orientar os alunos para que após essas leituras não saiam tomando decisões erradas por não compreender bem o que ele leu assim o professor a partir do seu planejamento fazer uma boa exposição do conteúdo dos quadrinhos para não aparecer resultados indesejáveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, RECURSO PEDAGÓGICO, METODOLOGIA DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_21_13_28_idinscrito_2312_d69541e6dbe02f70ff5696970826da07.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENAN DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENAN OLIVEIRA"
    "autor_email" => "rennan-olive_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo analisar as diferentes alternativas oferecidas pelas histórias em quadrinhos no processo de ensino e aprendizagem. As maneiras como professor pode analisar e compreender os quadrinhos, para fazer o devido planejamento para a sua utilização nas aulas de História e de outras disciplinas. Refletindo a respeito de obter resultados positivos na utilização de novos métodos na aplicação das atividades, sem colocar as histórias em quadrinhos como único e absoluto recurso pedagógico, mas perceber as maneiras de interagi-las com outros recursos. A utilização dos quadrinhos se demonstra produtivo como recurso pedagógico pela as histórias se assemelhar ao cotidiano do aluno, sendo possível caracterizar melhor os conhecimentos que cada aluno traz para a sala de aula, quanto ele pode absorver a partir do momento em que ele entra em contato com os quadrinhos, isso, levando em consideração o planejamento e a organização feita pelo professor, para que as atividades com os quadrinhos não saia do seu controle, que ele possa chegar aos objetivos para o conteúdo trabalhado em sala de aula. O professor devera ficar atento ao uso dos quadrinhos na suas aulas, pois, dependendo de como o professor agir em sala de aula em relação a eles em vez de resultados positivos chegara resultados desagradáveis tanto em relação ao seu planejamento para o conteúdo, por rejeição dos alunos e interpretações erradas pela escola e pelos alunos. Além da atenção em relação a sua postura com os quadrinhos, deve orientar os alunos para que após essas leituras não saiam tomando decisões erradas por não compreender bem o que ele leu assim o professor a partir do seu planejamento fazer uma boa exposição do conteúdo dos quadrinhos para não aparecer resultados indesejáveis.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.