O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância do uso de recursos didáticos pelos professores nas aulas de matemática. No atual cenário educacional brasileiro de ensino e aprendizagem da matemática e diante das reais necessidades do educando, tornam-se inconcebíveis práticas de ensino voltadas a uma matemática sem sentido e fadada a cálculos exaustivos. Sendo o recurso didático um facilitar e dinamizador do processo de ensino e aprendizagem, foi feita, através de uma pesquisa de cunho bibliográfico, uma análise e descrição daqueles com grande destaque em pesquisas voltadas para o ensino da matemática. Lorenzato (2006) destaca sua importância na relação professor-aluno-conhecimento e do papel do professor em fazer a criteriosa seleção dos materiais a serem utilizados. Nesse sentido, foram elencados recursos como os softwares computacionais nos trabalhos de Carraher (1992) e Lévy (1993) destacando sua importância na simulação de ambientes virtuais, o uso de jogos nas aulas de matemática descritos por Silva (2005) como meio de estimular o interesse do aluno pelos conteúdos, os registros da própria história da matemática como meio de contextualização dos conteúdos descritos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a utilização das dobraduras, também chamadas de origami, propostas por Imenes (1989) como uma possibilidade de trabalhar a apreensão e abstração de conceitos geométricos. Vale salientar que o professor, ao dispor de tais recursos didáticos, deve usá-los de forma sistemática para que o interesse do aluno, segundo Castelnuovo (1987), não recaia somente pelo objeto utilizado como recurso como tão somente pelo ente matemático. Tal gama de recursos e possibilidades aponta para um convite irrecusável ao professor: o de refletir sobre sua importância, adesão, uso consciente e responsável nas aulas de matemática.