O presente artigo vem apresentar os resultados obtidos em uma pesquisa desenvolvida durante os anos de 2009 e 2010 no Programa de Pós-Graduação Latu Sensu em Educação Profissional Integrada à Modalidade de Educação Básica de Jovens e Adultos, da Universidade Federal da Paraíba. Estabelecemos como objetivo principal do estudo compreender, apreender e analisar as representações sociais elaboradas sobre a educação profissional, com o intuito perceber as expectativas e projeções depositadas no curso vivenciado, como também conhecer a compreensão destes estudantes sobre profissão e trabalho. Para a pesquisa foram entrevistados quatro estudantes do curso de Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus de Cajazeiras. Os dados coletados das entrevistas foram transcritos e analisados dentro da perspectiva da análise de conteúdo de Bardin (1979). O estudo nos revelou que os estudantes elaboram e compartilham uma representação social positiva acerca da educação profissional, uma vez que esta se configura como uma qualificação que os torna profissionais capacitados para adentrar no mercado de trabalho de forma competitiva, podendo ligar-se a vínculos empregatícios vitalícios ou até mesmo seguir pelo mercado autônomo tornando-se os mesmos os empregadores, resultando então na estabilidade financeira.