Resumo:Este artigo é o resultado da análise sobre os padrões normativos de gênero e sexualidade a partir do filme “A Bela e a Fera”, sendo uma análise que tem como viés a exploração do significado das imagens na vida das pessoas e o tipo de educação que o texto fílmico apresenta para os telespectadores, visto que o referido filme apresenta criatividade e eficiência em sua produção cinematográfica, com cenas marcantes entre os protagonistas Bela e Fera, bem como a forte presença da música, imagens com cores intensas e personagens fantásticos e atraentes, a qual estimula motivação e prazer para assisti-lo. Este trabalho surge do interesse de analisar o filme como produto cultural, sendo objeto de estudo cada vez mais aprofundado na sociedade contemporânea, principalmente por pesquisadores e profissionais da educação. No entanto, para analisar as imagens do filme citado anteriormente, abordando os padrões normativos de gênero e sexualidade, foi necessária a realização de uma pesquisa bibliográfica a partir de autores como: Cardoso (2013), Rael (2010), Sabat (2004) e Silva (1999) que abordam o tema em questão. A análise das imagens e do conteúdo do filme centralizou-se a partir da convivência entre os protagonistas Bela e Fera no castelo, embora o filme apresentasse outros personagens como Gaston, o pai de Bela, dentre outros. O presente artigo tem por objetivo contribuir para uma reflexão crítica sobre a transmissão de conhecimentos relacionados aos padrões normativos de gênero e sexualidade que o filme analisado apresenta como “adequado” ou "inadequado” para cada gênero e o telespectador, seja adulto ou criança, é capaz de adquirir este tipo de educação com prazer e motivação, podendo ser utilizado como um recurso pedagógico inovador no âmbito educacional.Palavras-chave: Padrões normativos de gênero e sexualidade; Educação; Produto cultural.