A EMERGÊNCIA DE NOVAS/OUTRAS SEXUALIDADES NO CURRÍCULO DA ESCOLA: A QUE SERVEM OS DISCURSOS ESCOLARES?
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A pesquisa desenvolvida, na qual se baseia esse texto, buscou problematizar e analisar a emergência de novas/outras configurações de corpo, gênero e sexualidade no espaço social, as suas implicações na desnaturalização dos binarismos que produzem a norma heterossexual e as repercussões desses processos no cenário da escola. Como agência formadora e socialmente instituída para a educação dos sujeitos sociais e para fomentar a sua inserção cidadã na sociedade, a escola constitui-se, ao lado de outras instituições de controle, como espaço indispensável e privilegiado do trabalho com as sexualidades. Neste contexto, diretrizes e documentos oficiais asseguram que a escola deverá incluir no seu trabalho pedagógico a educação/orientação sexual. Mediante a formalização do papel educativo da escola no que tange às sexualidades, não cabe perguntar-se apenas se, mas questionar como e quais sexualidades integram os currículos escolares nos contextos atuais. 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Os objetivos que busquei alcançar com a pesquisa podem ser descritos como: identificar e analisar as concepções sobre as sexualidades presentes nas narrativas de sujeitos LGBT, evidenciando os efeitos do discurso escolar na constituição das sexualidades desses sujeitos e as formas como eles passam a interpretar experiência da escolarização na produção de si." 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