Este trabalho surgiu da necessidade de trabalhar o tema Infância/Adolescência e Meio Ambiente nas ações desenvolvidas em dois grupos de crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – (SCFV) do município de São João do Rio do Peixe/PB. Nesse sentido, a equipe técnica de referência, juntamente com os Educadores sociais e Facilitadores de oficina planejaram a aplicação de atividades voltadas para a temática com o propósito de fortalecer a prática educativa dos profissionais envolvidos e resgatar a motivação das crianças e adolescentes no que se refere à preocupação com os problemas ambientais que atualmente a humanidade tem presenciado. Os procedimentos metodológicos foram divididos em duas etapas, correspondente à realização da I semana do Meio ambiente do SCFV no período de 2 a 6 de Junho do corrente ano, nos turnos tarde e noite, a primeira etapa contempla a troca de ideias, através de dinâmicas e palestras proferidas por graduandos dos cursos superiores de tecnologia em Agroecologia e Alimentos, ambos vinculados ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – Campus Sousa, onde os próprios debateram a respeito de “Sustentabilidade e Alimentação Saudável: Promoção da Saúde e da Qualidade de vida”, e outra que enfatiza os espaços de convivência por meio de minicursos, oficinas e atividades de campo demonstrando uma visão complexa da temática mencionada, envolvendo a família das crianças e adolescentes nas atividades do projeto, por meio de um minicurso de produção de geleias, doces e sucos com casca de frutas, objetivando assim a troca de conhecimentos e o reaproveitamento dos alimentos de maneira prática e sustentável. Além disso, relacionamos o tema com outras áreas de conhecimento, com a aplicação de oficinas de produção e entrega de mudas para o grupo das crianças, trabalhos com reciclagem, bem como a construção de jogos matemáticos com materiais de baixo custo, onde os grupos tiveram a oportunidade de dialogar e estabelecer vínculos entre si. Deste modo, a culminância deste projeto contou com a participação efetiva dos envolvidos, sendo perceptíveis que as crianças e adolescentes perderam o medo de debater sobre as influências do eixo temático e compreenderam que muitas problemáticas ambientais podem ser sanadas com pequenas atitudes do dia-a-dia. É indiscutível que atividades salientando a importância da conscientização ambiental perante a sociedade são essenciais para que os cidadãos promovam a prática de atitudes conscientes, levando em consideração a qualidade de vida do ser humano. Assim sendo, a execução das atividades mencionadas contribuíram para mudanças significativas na pratica educativa dos profissionais, despertando o senso crítico e reflexivo no que se refere ao planejamento participativo dos eixos temáticos.