PEIXOTO, Mayara Carvalho. O currículo escolar em foco: um estudo de caso. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/7545>. Acesso em: 23/11/2024 22:38
O currículo é tido como um resultado das tensões, conflitos e concessões culturais, políticas e econômicas que organizam e desorganizam um povo (APLLE, 2001, p. 59). Nesse sentido, o currículo se refere a uma realidade histórica, cultural e socialmente determinada, e se reflete em procedimentos didáticos e administrativos que condicionam sua prática e teorização. Tendo em vista essas concepções, este trabalho se propõe a analisar criticamente a concepção de currículo; o que caracteriza o currículo escolar e seus critérios de composição, com base nas respostas dadas pela diretora de uma escola pública da cidade de Campina Grande, sobre um questionário acerca do currículo escolar. Fundamentam este trabalho as contribuições teóricas de Veiga Neto (1997), Sacristán (2000) e Silva (1996; 2005). Como metodologia, foi elaborado um questionário, composto por dez perguntas, envolvendo o que seria concepção de currículo para a escola, como ela trabalha e discute o currículo de acordo com a realidade social dos alunos, quais conteúdos contempla, como seu o currículo proporciona atividades interdisciplinares, entre outras. Além disso, foi feita uma análise dessas respostas de modo a obter, mesmo que sumariamente, o que constitui e como se caracteriza o currículo da escola. Os resultados demonstram que o currículo é tido como a base do planejamento para execução das atividades do professor e ele se fundamenta em órgãos públicos (Secretaria de Educação e Parâmetros Curriculares), a autonomia do professor diante do currículo consiste apenas na adequação do mesmo às necessidades das turmas e dos conteúdos que estão sendo trabalhados, o currículo não possibilita uma proposta interdisciplinar, a menos que haja um acordo entre os professores que desenvolvem projetos envolvendo várias disciplinas e alguém interessado em estar a frente desse projeto, e por fim, é um currículo que busca também incorporar a realidade dos alunos.