As práticas de educação ambiental quando aliadas as de uso sustentável dos resíduos sólidos constituem uma importante ferramenta de trabalhado nas escolas, e tem mostrado papel essencial para a formação de cidadãos ambientalmente conscientes. Este artigo corresponde a um projeto de Educação Ambiental desenvolvido com intuito de incluir práticas de manejo sustentável dos resíduos sólidos produzidos na merenda para produção e uso do composto orgânico na manutenção da horta escolar. O projeto foi desenvolvido no período de maio a julho de 2014, com os alunos das turmas de 4º e 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria José de Albuquerque na cidade de Arara - Paraíba e foi executado em duas etapas: primeiro foram realizadas aulas e reuniões para trabalhar conceitos de educação ambiental voltados ao manejo consciente dos resíduos sólidos produzidos na escola, na segunda etapa foram construídas a composteira artesanal e a horta vertical com garrafas pet recicladas. As crianças produziram a matéria prima para a compostagem usando os restos orgânicos advindos do preparo e da sobra da merenda escolar e a terra preta. Foram selecionas as variedades: coentro, alface e cebola verde. Buscou-se compreender percepções e atitudes, dados fundamentalmente qualitativos. A avaliação qualitativa com os alunos que participaram do processo demonstrou que os alunos se apropriaram dos conceitos trabalhados nas reuniões de educação ambiental para manejo dos resíduos sólidos e contribuíram ativamente para a mudança dos hábitos e atitudes deles mesmos e dos demais alunos da escola. Os efeitos foram bastante significativos, e incluíram a prática de cultivar e cuidar da horta escolar, produzir o adubo orgânico usado na horta através da compostagem além de benefícios como a limpeza no espaço escolar, diminuição do lançamento de lixo orgânico, introdução da coleta seletiva, criação e manutenção da horta escolar e preparo da merenda com os vegetais orgânicos produzidos na escola pelos alunos.