DE ACORDO COM AS NOVAS PROPOSTAS ATRIBU?DAS AO CONTEXTO EDUCACIONAL, N?O H? COMO N?O CONSIDERAR AS NECESSIDADES DA UTILIZA??O DAS TECNOLOGIAS DA INFORMA??O E COMUNICA??O (TICS) COMO UMA FERRAMENTA QUE VIABILIZA A QUALIFICA??O DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NAS INSTITUI??ES DE ENSINO EM QUAISQUER DOS SEGUIMENTOS. MEDIANTE A ESSA CONT?NUA INSER??O, DEVE-SE REALIZAR UMA MAIOR DISSEMINA??O DESSES RECURSOS PARRA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM NO COTIDIANO DA SALA DE AULA, PARA QUE, TEMAS E CONTE?DOS CONSIDERADOS DENSOS E DE DIF?CIL APRENDIZAGEM POSSAM SER BEM MELHOR ASSIMILADOS PELOS EDUCANDOS. NESSE CAR?TER, O ENSINO DE QU?MICA COMO UM CURRICULAR ANAL?TICO QUE ADEQUA-SE EM INTRODUZIR MODELOS ENTRE AS CONFIGURA??ES DA ?REAS NATURAIS, LINGUAGENS E EXATAS TEM SE ADAPTADO EM ADOTAR ESSAS MANOBRAS TECNOL?GICAS ALINHANDO SUA IDENTIDADE ? OUTRAS VIAS BUSCANDO PROJETAR AS HABILIDADES E POTENCIAS DE SUES EDUCANDOS, AL?M DE FIRMAR PARCERIAS COM OS DEMAIS CURRICULARES NA BUSCA DA CONSTRU??O DE UMA REDE INFORMATIVA QUE DISSEMINE CONHECIMENTO E MELHORIA PARA A REALIDADE PEDAG?GICA DAS INSTITUI??ES DE BASE. COMO TODA NOVIDADE CONSTR?I INFINDOS PARECERES, AS TICS NA EDUCA??O TROUXERAM A OPORTUNIDADE DE VER OS OBST?CULOS E DECIDIR ULTRAPASS?-LOS FORTALECENDO OS RELACIONAMENTOS ENTRE ALUNOS, ESCOLAS E PROFESSORES/EDUCADORES POR MEIO DE PLANEJAMENTOS OBJETIVOS, CLAROS E F?CEIS DE ALCAN?ARES RESPOSTAS EXITOSAS. A PESQUISA APRESENTA OS DADOS VIVENCIADOS EM UMA ESCOLA P?BLICA DO MUNIC?PIO DE CAMPINA GRANDE, COMO METODOLOGIA, FOI UTILIZADO UM MODELO DE PESQUISA QUALITATIVA EMP?RICO DESCRITIVA NAS TURMAS DO ENSINO M?DIO. EM SUMA, OBSERVOU-SE O AUMENTO DA PARTICIPA??O E PRODU??O ESCOLAR DOS EDUCANDOS AP?S A UTILIZA??O DAS TICS, N?O S? NAS AULAS DE QU?MICA, MAS NOS DEMAIS CURRICULARES. COMO PROPOSTA, INDICA-SE UM MAIOR INTERESSE EM FORMAR OS EDUCADORES DENTRO DESTE SUPORTE PEDAG?GICO BUSCANDO UMA MEDIA??O DE AULAS MAIS PRODUTIVAS E SIGNIFICANTES.