A PESQUISA DE MESTRADO, AINDA EM ANDAMENTO, SOB A ORIENTAÇÃO DA PROF.ª DR.ª ANDRÉA VELLOSO DA SILVEIRA PRAÇA, TÊM COMO OBJETIVO GERAL DESENVOLVER, NO COLETIVO DAS EXPERIÊNCIAS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, A CONSTRUÇÃO DE UM KIT INVESTIGATIVO ABORDANDO A BIOLOGIA DO CORONAVÍRUS, MAIS ESPECIFICAMENTE A DA COVID-19 (SARS COV-2), NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO 4O. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ENQUANTO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, BUSCA PROMOVER A CONSTRUÇÃO DESSE KIT, TENDO COMO REFERÊNCIA AS BASES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENTENDENDO-A COMO CAMINHO PARADIGMÁTICO DE ELABORAÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO, CONFORME PRECONIZA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). NUM SEGUNDO OBJETIVO ESPECÍFICO SELECIONA PROCESSOS INVESTIGATIVOS QUE ABORDEM QUESTÕES DE VIROLOGIA, ADAPTANDO-AS PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE MODO A IMPULSIONAR A CURIOSIDADE INTELECTUAL, INVESTIGAÇÃO DE CAUSAS, ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES, FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CIENTÍFICOS. NUM TERCEIRO OBJETIVO, BUSCA VERIFICAR A PRÁXIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MICROBIOLOGIA NO COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS NATURAIS CONSTRUINDO, PARA DOCENTES, UM GUIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DE IMPLEMENTAÇÃO/ADAPTAÇÃO DO KIT DO INVESTIGADOR – CORONAVÍRUS. O REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO FUNDAMENTA-SE EM AUTORES COMO, FREIRE (2005), JANTSCH (2002), JAPIASSU (1976), FREINET (1998) DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS PRELIMINARES APONTAM PARA A RELEVÂNCIA E DESENVOLVIMENTO NA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DO KIT INVESTIGATIVO DO CORONAVÍRUS PARA UMA FORMAÇÃO CIENTÍFICA EMANCIPADORA.