O OBJETIVO DA PESQUISA É CONSCIENTIZAR A COMUNIDADE SOBRE OS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS CAUSADOS PELA AÇÃO ANTRÓPICA NO “AÇUDE DO TRIBOFE” NO MUNICÍPIO DE BELÉM, LOCALIZADO NO AGRESTE PARAIBANO. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DEVE SER ENTENDIDA COMO UMA FORMA DE CONSCIENTIZAÇÃO NO EXERCÍCIO DA CIDADANIA. A PROPOSTA É ANALISAR AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ATUALIDADE, ATÉ PORQUE, A ABORDAGEM TERRITORIALIZADA DA PESQUISA LEVARÁ EM CONSIDERAÇÃO AS PRÁTICAS SOCIAIS, BEM COMO AS FORMAS DE RELAÇÃO DA SOCIEDADE/NATUREZA PERMITINDO LANÇAR UM FEIXE DE LUZ SOBRE OS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS. A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SERÁ IMPORTANTE PARA A COMPREENSÃO E ORDENAMENTO DO OBJETO INVESTIGADO, ASSIM COMO PARA A CONFECÇÃO DO TRABALHO. AS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS TERRITÓRIO/LUGAR SERÃO OS ELEMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DE ORIENTAÇÃO DO ESTUDO. A RELAÇÃO ENTRE MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO PARA O CIDADÃO ASSUME UM PAPEL CADA VEZ MAIS DESAFIADOR, NA CONTEMPORANEIDADE E QUALQUER ATIVIDADE ECONÔMICA CAUSA IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS. ESSE CENÁRIO É O NOSSO MAIOR INTERESSE DE ESTUDO. OS RESULTADOS E DISCUSSÃO MOSTRAM QUE AS TRANSFORMAÇÕES, PODEM OCORRER DIARIAMENTE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO, BAIRRO, COMUNIDADE OU NA ESCOLA, POIS ELA É DETERMINANTE PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ. O MOMENTO ATUAL EXIGE QUE A SOCIEDADE ESTEJA MAIS MOTIVADA E MOBILIZADA PARA ASSUMIR UM CARÁTER MAIS PROPOSITIVO, DE FORMA ESPECIAL PARA PODER QUESTIONAR DE FORMA CONCRETA A FALTA DE INICIATIVA DOS GOVERNOS NO SENTIDO DE PROGRAMAR POLÍTICAS PAUTADAS NOS BINÔMIOS SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO NUM CONTEXTO DE CRESCENTES DIFICULDADES PARA PROMOVER A INCLUSÃO SOCIAL. PORTANTO, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ABRE UM ESTIMULANTE ESPAÇO PARA REPENSAR PRÁTICAS SOCIAIS.