A INSERÇÃO DOS CONCEITOS INTRODUTÓRIOS DE FÍSICA MODERNA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, SEJA EM SALA DE AULA OU MESMO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO, TEM FOMENTADO DISCUSSÕES ACADÊMICAS VOLTADAS PARA PROPOSIÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO EFICIENTES E QUE NÃO NECESSARIAMENTE RESTRITAS À MEMORIZAÇÃO DOS CONCEITOS. ASSIM, O PRESENTE ESTUDO PROPÕE APLICAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NOS MOLDES DAS UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA-UEPS PARA O ENSINO INTRODUTÓRIO DE FÍSICA MODERNA, ESPECIFICAMENTE SOBRE RADIAÇÃO DE CORPO NEGRO. PROPÕE-SE QUE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA SEJA APLICADA EM UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO NO PERÍODO CURRICULAR CORRESPONDENTE AO 4º BIMESTRE. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA SERÁ IMPLEMENTADA EM QUATRO ETAPAS. NA 1° ETAPA OCORRERÁ ÀS ATIVIDADES INICIAIS COM MOMENTOS DE PROBLEMATIZAÇÃO A PARTIR DA TEMÁTICA DA FÍSICA DO ESPELHO COMUM; VÍDEOS SOBRE MATERIAIS REFLETORES, EMISSORES E ABSORVEDORES DE LUZ; E USO DO QUESTIONÁRIO DE PRÉ-CONCEPÇÃO REALIZADO EM GRUPO. NA 2° ETAPA SERÁ RETOMADA OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS ALÉM DA SOCIALIZAÇÃO DAS RESPOSTAS OBTIDAS NOS GRUPOS; SEGUIDA OCORRERÁ A INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS SOBRE RADIAÇÃO DE CORPO NEGRO, CULMINANDO COM O USO DE JOGOS EDUCATIVOS (KHOOT). NA 3° ETAPA SERÁ APLICADO A PROBLEMATIZAÇÃO EM TORNO DO EXPERIMENTO SOBRE RADIAÇÃO DE CORPO NEGRO DESENVOLVIDO EXCLUSIVAMENTE PARA A PESQUISA. A 4° ETAPA SERÁ DESTINADA ÀS AVALIAÇÕES. A PARTIR DA APLICAÇÃO NO CONTEXTO DA TURMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA DO IFF, CONSTATOU-SE UM POTENCIAL QUANTO A APLICABILIDADE NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO. UMA ABORDAGEM MODERNA QUE PODE VIR A CONTRIBUIR PARA O ENSINO DE FÍSICA.