O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS É FUNDAMENTAL NO PROCESSO EDUCATIVO TENDO EM VISTA AS TRANSFORMAÇÕES IMPOSTAS PELO MUNDO GLOBAL, QUE REQUEREM A FORMAÇÃO DE UM SER HUMANO AUTÔNOMO E PROTAGONISTA DE SUA HISTÓRIA. O ENSINO DE GEOGRAFIA PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ POR MEIO DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS QUE POSSIBILITEM AOS ESTUDANTES FAZEREM A LEITURA CRÍTICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO ONDE ESTÃO INSERIDOS E, ASSIM, ATUAREM DE FORMA PARTICIPATIVA NA SOCIEDADE. NESSE ASPECTO, O ACESSO AO CONHECIMENTO E A APRENDIZAGEM ATIVA DOS ESTUDANTES É IMPORTANTE PARA A PREPARAÇÃO DO CIDADÃO DO SÉCULO XXI. ESTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR A EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO O USO DOS PRINCÍPIOS DA METODOLOGIA ATIVA NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS DE GEOGRAFIA POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO DE UMA EQUIPE DE ESTUDANTES, DO 9ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE CARTOGRAFIA 2021. A METODOLOGIA EMPREGADA FOI A PESQUISA AÇÃO, DESENVOLVIDA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA QUALITATIVA. OS RESULTADOS FORAM SATISFATÓRIOS E POSSIBILITARAM O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM ATIVA DE CONCEITOS GEOCARTOGRÁFICOS E DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DOS ESTUDANTES ENVOLVIDOS.