DIÁLOGOS EMERGENTES ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A DECOLONIALIDADE: UM OLHAR A PARTIR DO ESTADO DA ARTE
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 76868 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 63 "inscrito_id" => 1695 "titulo" => "DIÁLOGOS EMERGENTES ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A DECOLONIALIDADE: UM OLHAR A PARTIR DO ESTADO DA ARTE" "resumo" => "O ATUAL CENÁRIO DE CRISE AMBIENTAL TEM REVELADO UMA CRISE DE PARADIGMAS ESTRUTURANTES DA MODERNIDADE CUJAS RAÍZES HERDADAS DO SISTEMA COLONIAL PERPETUAM MECANISMOS DE PODER QUE SUBALTERNIZAM POPULAÇÕES AO EXPROPRIÁ-LOS, SIMBÓLICA E OBJETIVAMENTE, DA NATUREZA. ESSE PADRÃO DE COLONIALIDADE DA NATUREZA REVELA OS DISPOSITIVOS QUE LEGITIMAM A DEGRADAÇÃO SOCIOAMBIENTAL. A INSURGÊNCIA DE PROJETOS ANCESTRAIS E COSMOGÔNICOS QUE RESISTEM A ESSE PARADIGMA DE RUPTURA COM A NATUREZA, CARACTERIZAM AS DISSIDÊNCIAS DECOLONIAIS, OS QUAIS APONTAM POTENCIALIDADE DE DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TENDO EM VISTA QUE AMBOS OS CAMPOS FORNECEM CAMINHOS CONVERGENTES PARA ATENDER AOS DESAFIOS DESSA CRISE. O ESTADO DA ARTE EXPRESSO NESTE ESTUDO BUSCA TRAZER AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DA RELAÇÃO ENTRE A DECOLONIALIDADE E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PUBLICADAS ENTRE 2013 E 2019, E A PARTIR DE SEU CARÁTER BIBLIOGRÁFICO E DESCRITIVO, A METODOLOGIA PERMITE TRAÇAR UM PANORAMA DAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DA PESQUISA NESSA ÁREA. AO TOTAL FORAM IDENTIFICADOS E MAPEADOS 11 ARTIGOS, AMOSTRA CONSIDERADA INCIPIENTE TENDO EM VISTA A URGÊNCIA DO ASSUNTO. A CATEGORIZAÇÃO EMERGIU EM TRÊS DIÁLOGOS PRINCIPAIS: CULTURAL, EPISTÊMICO E POLÍTICO, OS QUAIS ESTRUTURAM AS CONTRIBUIÇÕES GERADAS A PARTIR DA INTERSECÇÃO ENTRE AS ÁREAS MENCIONADAS. ASSIM, TRANSPASSADA PELA DECOLONIALIDADE, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL BUSCA ROMPER COM OS PARADIGMAS DA CRISE, PRIORIZANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE VALORIZAM AS IDENTIDADES CULTURAIS E SEUS TERRITÓRIOS, PROMOVER AS TROCAS INTER-EPISTÊMICAS POR MEIO DA ECOLOGIA DE SABERES E FAZER ALIANÇA COM A ECOLOGIA POLÍTICA E A JUSTIÇA AMBIENTAL AO EMERGIR DAS LUTAS PELA EMANCIPAÇÃO DAS CULTURAS-NATUREZAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Ciência Ambiental: No Ensino e na Pesquisa" "palavra_chave" => "CRISE AMBIENTAL, COLONIALIDADE, ESTADO DA ARTE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA110_ID1695_02092021155936.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA CAVALCANTE CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "luciana.carneiro@usp.br" "autor_ies" => "FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FFCLRP/USP)." "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 76868 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 63 "inscrito_id" => 1695 "titulo" => "DIÁLOGOS EMERGENTES ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A DECOLONIALIDADE: UM OLHAR A PARTIR DO ESTADO DA ARTE" "resumo" => "O ATUAL CENÁRIO DE CRISE AMBIENTAL TEM REVELADO UMA CRISE DE PARADIGMAS ESTRUTURANTES DA MODERNIDADE CUJAS RAÍZES HERDADAS DO SISTEMA COLONIAL PERPETUAM MECANISMOS DE PODER QUE SUBALTERNIZAM POPULAÇÕES AO EXPROPRIÁ-LOS, SIMBÓLICA E OBJETIVAMENTE, DA NATUREZA. ESSE PADRÃO DE COLONIALIDADE DA NATUREZA REVELA OS DISPOSITIVOS QUE LEGITIMAM A DEGRADAÇÃO SOCIOAMBIENTAL. A INSURGÊNCIA DE PROJETOS ANCESTRAIS E COSMOGÔNICOS QUE RESISTEM A ESSE PARADIGMA DE RUPTURA COM A NATUREZA, CARACTERIZAM AS DISSIDÊNCIAS DECOLONIAIS, OS QUAIS APONTAM POTENCIALIDADE DE DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TENDO EM VISTA QUE AMBOS OS CAMPOS FORNECEM CAMINHOS CONVERGENTES PARA ATENDER AOS DESAFIOS DESSA CRISE. O ESTADO DA ARTE EXPRESSO NESTE ESTUDO BUSCA TRAZER AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DA RELAÇÃO ENTRE A DECOLONIALIDADE E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PUBLICADAS ENTRE 2013 E 2019, E A PARTIR DE SEU CARÁTER BIBLIOGRÁFICO E DESCRITIVO, A METODOLOGIA PERMITE TRAÇAR UM PANORAMA DAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DA PESQUISA NESSA ÁREA. AO TOTAL FORAM IDENTIFICADOS E MAPEADOS 11 ARTIGOS, AMOSTRA CONSIDERADA INCIPIENTE TENDO EM VISTA A URGÊNCIA DO ASSUNTO. A CATEGORIZAÇÃO EMERGIU EM TRÊS DIÁLOGOS PRINCIPAIS: CULTURAL, EPISTÊMICO E POLÍTICO, OS QUAIS ESTRUTURAM AS CONTRIBUIÇÕES GERADAS A PARTIR DA INTERSECÇÃO ENTRE AS ÁREAS MENCIONADAS. ASSIM, TRANSPASSADA PELA DECOLONIALIDADE, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL BUSCA ROMPER COM OS PARADIGMAS DA CRISE, PRIORIZANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE VALORIZAM AS IDENTIDADES CULTURAIS E SEUS TERRITÓRIOS, PROMOVER AS TROCAS INTER-EPISTÊMICAS POR MEIO DA ECOLOGIA DE SABERES E FAZER ALIANÇA COM A ECOLOGIA POLÍTICA E A JUSTIÇA AMBIENTAL AO EMERGIR DAS LUTAS PELA EMANCIPAÇÃO DAS CULTURAS-NATUREZAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Ciência Ambiental: No Ensino e na Pesquisa" "palavra_chave" => "CRISE AMBIENTAL, COLONIALIDADE, ESTADO DA ARTE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA110_ID1695_02092021155936.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA CAVALCANTE CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "luciana.carneiro@usp.br" "autor_ies" => "FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FFCLRP/USP)." "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }