LIMA, Rafael Pereira De et al.. O uso de softwares na educação matemática.. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/7699>. Acesso em: 27/12/2024 12:27
A cada dia que passa a nova geração de adolescentes estão mais ligadas ao uso de tecnologias, e a cada dia que passa o professor tem uma dura missão de deixar as aulas mais interessantes, desta maneira é possível juntar o gosto pelo uso de tecnologias dos alunos com a aula de matemática. Geralmente estudantes do ensino fundamental II e médio se queixam e questionam o professor sobre o uso de certos conteúdos matemáticos, os softwares a partir de conceitos construídos em sala de aula podem condicionar aos alunos o trabalho com a matemática mais abstrata, ou seja, o professor vai juntar a aula que geralmente é só teórica com a prática.Metodologicamente, a pesquisa foi prática qualitativa onde foi usada coleta de dados, utilização de estatística sobre a melhor compreensão dos assuntos e das notas dos alunos do 9º ano da rede municipal de Jacaraú.A pesquisa feita na escola municipal de ensino fundamental Ruy Carneiro, mostrou que o conteúdo de funções, aplicadas juntamente com o uso de software geogebra, trouxe melhoras na compreensão matemática, mostrando que é possível conciliar a tecnologia como ensino.Portanto, o uso de softwares é uma ferramenta importante para o professor no processo de ensino-aprendizagem, através do bom uso destes, é possível tornar as aulas mais interessantes aos alunos e mostrar a utilidade da matemática no cotidiano. A tecnologia vem para ser usada e trazer benefícios e a cada dia que passa, o bom professor deve absorver as novidades que tornam o processo de aprendizagem mais significativo e prazeroso aos alunos.