LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO DO PROFESSORCarmem Raquel Teixeira de AraujoMaria de Fátima Alves (orientadora)Universidade Federal de Campina Grandecarmemraquel@yahoo.com.brA criança faz parte de um mundo letrado desde o seu nascimento, pois já interage com números, letras, figuras e outros códigos. Nessa interação, ela, antes mesmo de chegar à instituição escolar, passa a se interessar pelo ler e escrever e procura compreender algumas informações, que, indiretamente, os adultos transmitem para ela. Entretanto, ao chegar à pré-escola, este interesse natural da criança é interrompido por propostas de ensino que não atendem as suas necessidades e anseios. O pequeno aprendiz se depara com outras situações que priorizam o ensino descontextualizado de letras, sílabas e números, e não interage com livros e textos; o acesso a este material fica para uma etapa posterior, como se os aspectos da leitura e da escrita não fossem importantes nessa fase inicial da aprendizagem. Importante ressaltar que este convívio na pré-escola precisa estar associado à realidade da criança, partindo de suas experiências e interesses, proporcionando atividades contextualizadas de forma que o ler e o escrever se façam presentes. Dessa forma, a aprendizagem fará sentido para os pequenos e eles compreenderão o uso social da linguagem escrita em suas interações diárias. Partindo deste princípio, este trabalho, de natureza teórica, pretende fazer uma abordagem crítica sobre a questão do letramento na Educação Infantil, focando a relevância do professor enquanto mediador da aprendizagem dos alunos. Para tanto, toma como base os estudos de Soares (2009), (2006), (2004), (1998), Rojo (1998), Kleiman (1995), Britto (2005), Brandão e Leal (2011), Maciel e Lúcio (2009), Baptista (2011), Andrade (2011), Goulart, 2010. O presente estudo é parte de uma pesquisa monográfica em andamento intitulada “Alfabetização e Letramento na Educação Infantil: um desafio para os docentes”. Os resultados apontam para o fato de que o trabalho com a leitura e a escrita é indispensável na Educação Infantil porque é nesta fase inicial do ensino, que a criança tem a oportunidade de ampliar a convivência com a linguagem escrita vivenciada fora do ambiente escolar, a partir de interações mediadas pelo professor. Palavras-chave: Letramento. Educação Infantil. Mediação do professor.