Um dos maiores problemas dos estudantes brasileiros é a dificuldade de leitura, escrita e a compreensão de operações básicas da matemática. Estudos mostram que apenas 1 (um) em cada 4 (quatro) brasileiros domina leitura, escrita e matemática. Essa situação é um complicador para o ensino presencial, uma vez que os alunos podem não compreender os conteúdos apresentados no material didático. Entretanto, essa deficiência é potencializada quando verificada no ensino a distância; nesse contexto, por mais dialógico que seja o material impresso, o aluno pode não compreender o que está escrito, inviabilizando a apreensão dos conteúdos apresentados; isto pode ter o efeito de reprová-lo, impedindo sua progressão acadêmica e até excluí-lo do curso, dificultando sua ascensão social. Esta pesquisa tem o objetivo de propor uma nova abordagem para a apresentação de conteúdos no ensino a distância: as WebAulas Assíncronas; essas aulas são vídeos explicando cada tópico de cada capítulo do material impresso, numa relação um para um, ou seja, cada tópico corresponde a um vídeo. O objetivo desses vídeos é que o professor leia o material impresso para o aluno, explicando-o detalhadamente, procurando suprir sua deficiência de leitura; já a estratégia de subdividir esses vídeos em tópicos ao invés de um vídeo único é necessária para que o aluno não perca a atenção em vídeos mais longos. O ambiente de aplicação dessa pesquisa é o curso técnico de informática a distância do IFES (Instituto Federal do Espírito Santo) campus Colatina, disciplina de Programação Orientada a Objetos. O marco teórico da pesquisa aborda os passos de ensinar e aprender na visão de Cipriano Luckesi; a metodologia utilizará abordagens quantitativas e qualitativas e como procedimento técnico “quase-experimento”; o objeto da investigação são turmas dos semestres 2014/1 e 2015/1 do curso técnico de informática a distância do IFES - Campus Colatina, cujo desempenho será comparado; o foco da investigação é analisar as potencialidades da WebAula Assíncrona em 3 (três) problemas detectados: baixa participação, baixo rendimento acadêmico e, por consequência, alta repetência. Como resultado espera-se estimular uma maior participação do aluno, com a correspondente melhora do processo de ensino-aprendizagem.