FIDELIS, Ana Paula Santos et al.. Integração escolar. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/7413>. Acesso em: 13/11/2024 04:59
A integração escolar é prática de inserir parcialmente os alunos com deficiências em centros especializados ou em sala de aula regular numa série de possibilidade educacional. Contudo a inclusão escolar é a prática de inserir todos os alunos no ensino regular, visando atender os alunos, de etnias diferentes, classes sociais diferentes, dos diversos tipos de deficiências, os alunos que são considerados bagunceiros, aqueles alunos tímidos ou os alunos que trabalham para complementar a renda familiar, pois a pluralidade de característica dos alunos irá permear a educação inclusiva. O objetivo deste trabalho foi mostrar que grande parte das escolas regulares de ensino básico realiza a integração escolar. Ao ministrar aulas de ciências numa escola regular localizada na Região Metropolitana do Recife, vivencio a exclusão de uma aluna, pois a mesma apesar de estar locada na sala regular é privada pelos colegas de turma nas atividades em grupo, os docentes não diferenciam as práticas pedagógicas e a forma de avaliar para obter resultados com a aluna. Por isso, que esta proposta de ensino não direciona os alunos ao social, o processo de inclusão visa à preparação dos alunos para superar as dificuldades encontradas na sociedade. A inclusão nas escolas regulares é um processo de segregação, visto que a escola não capacita os seus profissionais para trabalhar de forma diferenciada e cooperativa com os alunos para alcançar as aprendizagens dos alunos.