Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA: PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES SOBRE OS FATORES QUE NEGATIVAM O PROCESSO

Palavra-chaves: DIFICULDADES /FATORES, ENSINO E APRENDIZAGEM, EJA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7225
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 385
    "inscrito_id" => 3891
    "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA: PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES SOBRE OS FATORES QUE NEGATIVAM O PROCESSO"
    "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos como uma modalidade de ensino, destina-se a um público que não pôde concluir os estudos nas etapas da educação básica na idade regular. Pelo fato de se tratar de um público específico, as propostas e ações educacionais devem ser elaboradas, repeitando o jovem e o adulto, suas condições de vida, suas necessidades e anseios, assim como, sua história de vida e o contexto sociocultural em que está inserido. O trabalho intitulado, ensino e aprendizagem na EJA: perspectivas dos professores sobre os fatores que negativam o processo, partiu de uma inquietação para estudar as dificuldades que permeiam o processo educativo na EJA e os fatores que estão subjacentes. Desse modo, o trabalho visa abordar e trazer uma reflexão sobre os aspectos que dificultam o processo de ensino e aprendizagem, desenvolvido numa escola municipal, que oferece a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, no turno da noite. Respaldado na abordagem da pesquisa qualitativa, na coleta dos dados, realizou-se questionários a duas professoras da EJA que lecionam no II, III e IV períodos, e observações durante as aulas. As discussões do trabalho estão referenciadas em autores, como: Gadotti (2008), Freire, (1987), entre outros. O texto em tela evidencia, na perspectiva das professoras da EJA, que um dos anseios do educando nos estudos, é recuperar a oportunidade que não teve na infância, todavia, também revela a dificuldade que alguns têm de acompanhar os conteúdos. Na visão das professoras, a falta de incentivo dos familiares e o trabalho dos alunos, são alguns fatores que prejudicam o rendimento escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES /FATORES, ENSINO E APRENDIZAGEM, EJA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_06_08_2014_01_11_27_idinscrito_3891_e168c67547c54938000d5ed150e2d411.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DOS IMPOSSIVEIS DUTRA DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "RITA DE PAIVA"
    "autor_email" => "ritadutrap@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE CRISTO REI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7225
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 385
    "inscrito_id" => 3891
    "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA: PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES SOBRE OS FATORES QUE NEGATIVAM O PROCESSO"
    "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos como uma modalidade de ensino, destina-se a um público que não pôde concluir os estudos nas etapas da educação básica na idade regular. Pelo fato de se tratar de um público específico, as propostas e ações educacionais devem ser elaboradas, repeitando o jovem e o adulto, suas condições de vida, suas necessidades e anseios, assim como, sua história de vida e o contexto sociocultural em que está inserido. O trabalho intitulado, ensino e aprendizagem na EJA: perspectivas dos professores sobre os fatores que negativam o processo, partiu de uma inquietação para estudar as dificuldades que permeiam o processo educativo na EJA e os fatores que estão subjacentes. Desse modo, o trabalho visa abordar e trazer uma reflexão sobre os aspectos que dificultam o processo de ensino e aprendizagem, desenvolvido numa escola municipal, que oferece a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, no turno da noite. Respaldado na abordagem da pesquisa qualitativa, na coleta dos dados, realizou-se questionários a duas professoras da EJA que lecionam no II, III e IV períodos, e observações durante as aulas. As discussões do trabalho estão referenciadas em autores, como: Gadotti (2008), Freire, (1987), entre outros. O texto em tela evidencia, na perspectiva das professoras da EJA, que um dos anseios do educando nos estudos, é recuperar a oportunidade que não teve na infância, todavia, também revela a dificuldade que alguns têm de acompanhar os conteúdos. Na visão das professoras, a falta de incentivo dos familiares e o trabalho dos alunos, são alguns fatores que prejudicam o rendimento escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES /FATORES, ENSINO E APRENDIZAGEM, EJA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_06_08_2014_01_11_27_idinscrito_3891_e168c67547c54938000d5ed150e2d411.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DOS IMPOSSIVEIS DUTRA DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "RITA DE PAIVA"
    "autor_email" => "ritadutrap@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE CRISTO REI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos como uma modalidade de ensino, destina-se a um público que não pôde concluir os estudos nas etapas da educação básica na idade regular. Pelo fato de se tratar de um público específico, as propostas e ações educacionais devem ser elaboradas, repeitando o jovem e o adulto, suas condições de vida, suas necessidades e anseios, assim como, sua história de vida e o contexto sociocultural em que está inserido. O trabalho intitulado, ensino e aprendizagem na EJA: perspectivas dos professores sobre os fatores que negativam o processo, partiu de uma inquietação para estudar as dificuldades que permeiam o processo educativo na EJA e os fatores que estão subjacentes. Desse modo, o trabalho visa abordar e trazer uma reflexão sobre os aspectos que dificultam o processo de ensino e aprendizagem, desenvolvido numa escola municipal, que oferece a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, no turno da noite. Respaldado na abordagem da pesquisa qualitativa, na coleta dos dados, realizou-se questionários a duas professoras da EJA que lecionam no II, III e IV períodos, e observações durante as aulas. As discussões do trabalho estão referenciadas em autores, como: Gadotti (2008), Freire, (1987), entre outros. O texto em tela evidencia, na perspectiva das professoras da EJA, que um dos anseios do educando nos estudos, é recuperar a oportunidade que não teve na infância, todavia, também revela a dificuldade que alguns têm de acompanhar os conteúdos. Na visão das professoras, a falta de incentivo dos familiares e o trabalho dos alunos, são alguns fatores que prejudicam o rendimento escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.