A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CURIOSOS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROBLEMAS DE MALBA TAHAN
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6843 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1030 "inscrito_id" => 3020 "titulo" => "A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CURIOSOS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROBLEMAS DE MALBA TAHAN" "resumo" => "A Matemática é uma área do conhecimento muito importante no desenvolvimento da humanidade, dessa forma, a resolução de problemas se constitui como a essência da Matemática. Portanto, o uso da resolução de problemas como estratégia didática para o ensino da Matemática proporciona uma mobilização de saberes no sentido de buscar o desenvolvimento do pensamento matemático do aluno. Sendo assim, autores como Dante (1998; 2010) e Schoenfeld (1985) afirmam que a resolução de problemas desenvolve nos alunos a criatividade, o raciocínio lógico, a autoconfiança, entre outras capacidades. Dessa forma, o principal objetivo deste trabalho é buscar identificar até que ponto a utilização de problemas matemáticos em sala podem despertar a curiosidade dos alunos em resolvê-los.O caminho escolhido para o desenvolvimento deste trabalho será como uma oficina de problemas curiosos que se realizará da seguinte forma: inicialmente uma apresentação sobre a historia da resolução de problemas, evidenciando o que é um problema, quais as concepções sobre a resolução de problemas e quais as contribuições para o ensino-aprendizagem da Matemática, em seguida apresentaremos a importância do uso da resolução de problemas matemáticos no ensino fundamental, e por fim trabalharemos dez problemas curiosos no intuito de mostrar a importância de despertar o interesse e o pensamento critico dos alunos ao resolverem tais problemas, problemas estes que serão retirados de livros de Malba Tahan (1965; 1973).Portanto, quando os alunos são motivados e desafiados com situações que os levam a buscar uma solução, isso faz com que desenvolvam muitas habilidades e construam seus próprios conhecimentos. Dessa forma, são evidentes as contribuições para o ensino-aprendizagem da Matemática, proporcionadas por uma estratégia de ensino pautada na resolução de problemas. É importante destacar também, como isso pode criar no aluno a capacidade de desenvolver o pensamento matemático, não se restringindo a exercícios rotineiros." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO DE MATEMÁTICA, ESTRATÉGIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_15_55_17_idinscrito_3020_ee04c0970d744ab8c4e8c57dc499fb7e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRIELY IRIS SILVA DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ANDRIELY IRIS" "autor_email" => "andriely_iris21@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6843 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1030 "inscrito_id" => 3020 "titulo" => "A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CURIOSOS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROBLEMAS DE MALBA TAHAN" "resumo" => "A Matemática é uma área do conhecimento muito importante no desenvolvimento da humanidade, dessa forma, a resolução de problemas se constitui como a essência da Matemática. Portanto, o uso da resolução de problemas como estratégia didática para o ensino da Matemática proporciona uma mobilização de saberes no sentido de buscar o desenvolvimento do pensamento matemático do aluno. Sendo assim, autores como Dante (1998; 2010) e Schoenfeld (1985) afirmam que a resolução de problemas desenvolve nos alunos a criatividade, o raciocínio lógico, a autoconfiança, entre outras capacidades. Dessa forma, o principal objetivo deste trabalho é buscar identificar até que ponto a utilização de problemas matemáticos em sala podem despertar a curiosidade dos alunos em resolvê-los.O caminho escolhido para o desenvolvimento deste trabalho será como uma oficina de problemas curiosos que se realizará da seguinte forma: inicialmente uma apresentação sobre a historia da resolução de problemas, evidenciando o que é um problema, quais as concepções sobre a resolução de problemas e quais as contribuições para o ensino-aprendizagem da Matemática, em seguida apresentaremos a importância do uso da resolução de problemas matemáticos no ensino fundamental, e por fim trabalharemos dez problemas curiosos no intuito de mostrar a importância de despertar o interesse e o pensamento critico dos alunos ao resolverem tais problemas, problemas estes que serão retirados de livros de Malba Tahan (1965; 1973).Portanto, quando os alunos são motivados e desafiados com situações que os levam a buscar uma solução, isso faz com que desenvolvam muitas habilidades e construam seus próprios conhecimentos. Dessa forma, são evidentes as contribuições para o ensino-aprendizagem da Matemática, proporcionadas por uma estratégia de ensino pautada na resolução de problemas. É importante destacar também, como isso pode criar no aluno a capacidade de desenvolver o pensamento matemático, não se restringindo a exercícios rotineiros." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO DE MATEMÁTICA, ESTRATÉGIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_15_55_17_idinscrito_3020_ee04c0970d744ab8c4e8c57dc499fb7e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRIELY IRIS SILVA DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ANDRIELY IRIS" "autor_email" => "andriely_iris21@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }