Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CURIOSOS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROBLEMAS DE MALBA TAHAN

Palavra-chaves: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO DE MATEMÁTICA, ESTRATÉGIA DIDÁTICA Pôster (PO) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6843
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1030
    "inscrito_id" => 3020
    "titulo" => "A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CURIOSOS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROBLEMAS DE MALBA TAHAN"
    "resumo" => "A Matemática é uma área do conhecimento muito importante no desenvolvimento da humanidade, dessa forma, a resolução de problemas se constitui como a essência da Matemática. Portanto, o uso da resolução de problemas como estratégia didática para o ensino da Matemática proporciona uma mobilização de saberes no sentido de buscar o desenvolvimento do pensamento matemático do aluno. Sendo assim, autores como Dante (1998; 2010) e Schoenfeld (1985) afirmam que a resolução de problemas desenvolve nos alunos a criatividade, o raciocínio lógico, a autoconfiança, entre outras capacidades. Dessa forma, o principal objetivo deste trabalho é buscar identificar até que ponto a utilização de problemas matemáticos em sala podem despertar a curiosidade dos alunos em resolvê-los.O caminho escolhido para o desenvolvimento deste trabalho será como uma oficina de problemas curiosos que se realizará da seguinte forma: inicialmente uma apresentação sobre a historia da resolução de problemas, evidenciando o que é um problema, quais as concepções sobre a resolução de problemas e quais as contribuições para o ensino-aprendizagem da Matemática, em seguida apresentaremos a importância do uso da resolução de problemas matemáticos no ensino fundamental, e por fim trabalharemos dez problemas curiosos no intuito de mostrar a importância de despertar o interesse e o pensamento critico dos alunos ao resolverem tais problemas, problemas estes que serão retirados de livros de Malba Tahan (1965; 1973).Portanto, quando os alunos são motivados e desafiados com situações que os levam a buscar uma solução, isso faz com que desenvolvam muitas habilidades e construam seus próprios conhecimentos. Dessa forma, são evidentes as contribuições para o ensino-aprendizagem da Matemática, proporcionadas por uma estratégia de ensino pautada na resolução de problemas. É importante destacar também, como isso pode criar no aluno a capacidade de desenvolver o pensamento matemático, não se restringindo a exercícios rotineiros."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO DE MATEMÁTICA, ESTRATÉGIA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_15_55_17_idinscrito_3020_ee04c0970d744ab8c4e8c57dc499fb7e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRIELY IRIS SILVA DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRIELY IRIS"
    "autor_email" => "andriely_iris21@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6843
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1030
    "inscrito_id" => 3020
    "titulo" => "A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CURIOSOS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROBLEMAS DE MALBA TAHAN"
    "resumo" => "A Matemática é uma área do conhecimento muito importante no desenvolvimento da humanidade, dessa forma, a resolução de problemas se constitui como a essência da Matemática. Portanto, o uso da resolução de problemas como estratégia didática para o ensino da Matemática proporciona uma mobilização de saberes no sentido de buscar o desenvolvimento do pensamento matemático do aluno. Sendo assim, autores como Dante (1998; 2010) e Schoenfeld (1985) afirmam que a resolução de problemas desenvolve nos alunos a criatividade, o raciocínio lógico, a autoconfiança, entre outras capacidades. Dessa forma, o principal objetivo deste trabalho é buscar identificar até que ponto a utilização de problemas matemáticos em sala podem despertar a curiosidade dos alunos em resolvê-los.O caminho escolhido para o desenvolvimento deste trabalho será como uma oficina de problemas curiosos que se realizará da seguinte forma: inicialmente uma apresentação sobre a historia da resolução de problemas, evidenciando o que é um problema, quais as concepções sobre a resolução de problemas e quais as contribuições para o ensino-aprendizagem da Matemática, em seguida apresentaremos a importância do uso da resolução de problemas matemáticos no ensino fundamental, e por fim trabalharemos dez problemas curiosos no intuito de mostrar a importância de despertar o interesse e o pensamento critico dos alunos ao resolverem tais problemas, problemas estes que serão retirados de livros de Malba Tahan (1965; 1973).Portanto, quando os alunos são motivados e desafiados com situações que os levam a buscar uma solução, isso faz com que desenvolvam muitas habilidades e construam seus próprios conhecimentos. Dessa forma, são evidentes as contribuições para o ensino-aprendizagem da Matemática, proporcionadas por uma estratégia de ensino pautada na resolução de problemas. É importante destacar também, como isso pode criar no aluno a capacidade de desenvolver o pensamento matemático, não se restringindo a exercícios rotineiros."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO DE MATEMÁTICA, ESTRATÉGIA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_15_55_17_idinscrito_3020_ee04c0970d744ab8c4e8c57dc499fb7e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRIELY IRIS SILVA DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRIELY IRIS"
    "autor_email" => "andriely_iris21@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A Matemática é uma área do conhecimento muito importante no desenvolvimento da humanidade, dessa forma, a resolução de problemas se constitui como a essência da Matemática. Portanto, o uso da resolução de problemas como estratégia didática para o ensino da Matemática proporciona uma mobilização de saberes no sentido de buscar o desenvolvimento do pensamento matemático do aluno. Sendo assim, autores como Dante (1998; 2010) e Schoenfeld (1985) afirmam que a resolução de problemas desenvolve nos alunos a criatividade, o raciocínio lógico, a autoconfiança, entre outras capacidades. Dessa forma, o principal objetivo deste trabalho é buscar identificar até que ponto a utilização de problemas matemáticos em sala podem despertar a curiosidade dos alunos em resolvê-los.O caminho escolhido para o desenvolvimento deste trabalho será como uma oficina de problemas curiosos que se realizará da seguinte forma: inicialmente uma apresentação sobre a historia da resolução de problemas, evidenciando o que é um problema, quais as concepções sobre a resolução de problemas e quais as contribuições para o ensino-aprendizagem da Matemática, em seguida apresentaremos a importância do uso da resolução de problemas matemáticos no ensino fundamental, e por fim trabalharemos dez problemas curiosos no intuito de mostrar a importância de despertar o interesse e o pensamento critico dos alunos ao resolverem tais problemas, problemas estes que serão retirados de livros de Malba Tahan (1965; 1973).Portanto, quando os alunos são motivados e desafiados com situações que os levam a buscar uma solução, isso faz com que desenvolvam muitas habilidades e construam seus próprios conhecimentos. Dessa forma, são evidentes as contribuições para o ensino-aprendizagem da Matemática, proporcionadas por uma estratégia de ensino pautada na resolução de problemas. É importante destacar também, como isso pode criar no aluno a capacidade de desenvolver o pensamento matemático, não se restringindo a exercícios rotineiros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.