AS REVISÕES DE LITERATURA FAZEM PARTE DA PESQUISA CIENTÍFICA E POSSIBILITAM UMA ANÁLISE MAIS MINUCIOSA SOBRE UM DETERMINADO CAMPO TEÓRICO DE UMA ÁREA DE CONHECIMENTO E PERMITEM SABERES, CONTRIBUIÇÕES E ENFOQUES POSSÍVEIS SOBRE A ÁREA ESTUDADA. ATUALMENTE O ESTADO DA ARTE E DO CONHECIMENTO, AS REVISÕES NARRATIVAS, AS SISTEMÁTICAS, AS BIBLIOMÉTRICAS E AS INTEGRATIVAS SÃO OS MÉTODOS MAIS UTILIZADOS NO MEIO ACADÊMICO E CIENTÍFICO PARA ESTE FIM. EM VISTA DISSO, O PRESENTE ESTUDO EXPÕE AS PRINCIPAIS DIVERGÊNCIAS E CONVERGÊNCIAS ENTRE CADA UMA DELAS. A METODOLOGIA UTILIZADA NESTE TRABALHO É DE NATUREZA TEÓRICA, OU SEJA, BASEIA-SE EM AUTORES QUE DISCUTEM E PROBLEMATIZAM SOBRE TEMÁTICA DE PESQUISA. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE O ESTADO DO CONHECIMENTO E O ESTADO DA ARTE ESTÁ RELACIONADA À BUSCA DOS DADOS, VISTO QUE A PRIMEIRA ADOTA UMA METODOLOGIA MAIS RESTRITA ENQUANTO A SEGUNDA ADOTA UMA METODOLOGIA MAIS AMPLA. AS REVISÕES NARRATIVAS TRABALHAM COM TEMAS ABRANGENTES E NÃO EVIDENCIAM A METODOLOGIA UTILIZADA. NA REVISÃO SISTEMÁTICA OS TEMAS SÃO MAIS ESPECÍFICOS E AS ANÁLISES SÃO EFETUADAS DE FORMA CLARA E OBJETIVA. A REVISÃO BIBLIOMÉTRICA ESTÁ RELACIONADA AS MEDIDAS QUANTITATIVAS. JÁ AS REVISÕES INTEGRATIVAS UTILIZAM DIFERENTES METODOLOGIAS E AS ANÁLISES SÃO SUBJETIVAS, POSSIBILITANDO O PESQUISADOR APROXIMAR-SE DA TEMÁTICA.