O ENSINO DE MECÂNICA DOS SOLOS DE FORMA PRÁTICA APRESENTA-SE COMO UM IMPORTANTE MEIO PARA O
APRIMORAMENTO DOS DISCENTES DE ENGENHARIA CIVIL, DESDE QUE SE APLIQUE A TEORIA VISTA EM SALA DE
AULA EM EXPERIMENTOS QUE SÃO EXIGIDOS NO MERCADO DE TRABALHO. NO ENTANTO, COM O SURGIMENTO
DA PANDEMIA DO COVID-19, HOUVE MUDANÇAS PONTUAIS NO PLANEJAMENTO DAS AULAS TEÓRICAS E
PRINCIPALMENTE NO MÓDULO PRÁTICO, UMA VEZ QUE NÃO FOI POSSÍVEL REALIZAR TODOS OS EXPERIMENTOS
EM DETRIMENTO DO DISTANCIAMENTO SOCIAL. NESSA PERSPECTIVA, COM O INTUITO DE AVALIAR AS
METODOLOGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, BEM COMO O PAPEL DA MONITORIA NA PRÁTICA
LABORATORIAL PRESENCIAL E REMOTA DA DISCIPLINA DE MECÂNICA DOS SOLOS I, DURANTE O ENSINO REMOTO
EMERGENCIAL NA UFC – CAMPUS RUSSAS, FORAM REALIZADAS ALÉM DA OBSERVAÇÃO DA METODOLOGIA
UTILIZADA DURANTE AS PRÁTICAS, UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO COM OS DISCENTES DA REFERIDA
DISCIPLINA. EM SUMA, PODE-SE CONCLUIR QUE OS ALUNOS VEEM ESSA EXPERIÊNCIA PRÁTICA, MESMO EM
À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, COMO FUNDAMENTAL PARA O ESTABELECIMENTO DO APRENDIZADO. ALÉM DISSO, A
MONITORIA DEIXOU OS ALUNOS MAIS PRÓXIMOS DA DISCIPLINA, VISTO QUE HÁ UMA MAIOR DEMANDA PARA
O AFASTAMENTO DE DÚVIDAS E PERGUNTAS SOBRE OS ASSUNTOS. POR FIM, OBSERVA-SE QUE O PROGRAMA DE
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA É UMA VIA DE MÃO DUPLA, ONDE AMBOS OS ALUNOS ABSORVEM CONHECIMENTOS
SOBRE AS AULAS MINISTRADAS, E HÁ UMA REAPRENDIZAGEM CONTÍNUA POR PARTE DOS MONITORES, QUE
PRECISAM ESTAR EM CONSTANTE ATUALIZAÇÃO PARA AUXILIAR OS MONITORADOS DA MELHOR MANEIRA
POSSÍVEL.