A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) DEFINE A OBESIDADE COMO ACÚMULO EXCESSIVO DE GORDURA CORPORAL E TEM COMO CONSEQUÊNCIA O POSSÍVEL DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS. UMA VEZ QUE ESSA COMORBIDADE ATINGE TANTO CRIANÇAS E ADULTOS, É NECESSÁRIO ADOTAR MEDIDAS DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO TAMBÉM NO AMBIENTE ESCOLAR, VISTO INCLUSIVE QUE A ABORDAGEM DESSE TEMA NAS ESCOLAS ESTÁ PREVISTA NAS LEIS BRASILEIRAS. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI ANALISAR ATRAVÉS DE ENTREVISTAS COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS E/OU BIOLOGIA QUE LECIONAM NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO A ABORDAGEM EM SALA DE AULA DO TEMA OBESIDADE OU DE TEMÁTICAS REFERENTES, BEM COMO AS METODOLOGIAS E RECURSOS EMPREGADOS. ESSA PESQUISA FOI APROVADA PELO COMITÊ DE ÉTICA, E TEM A NATUREZA QUALI-QUANTITATIVA. PARTICIPARAM DESTE TRABALHO 47 PROFESSORES DE CIÊNCIAS E/OU BIOLOGIA, E MEDIANTE AOS QUESTIONÁRIOS, FOI VERIFICADA QUE A MAIORIA DOS ENTREVISTADOS ABORDAM O CONTEÚDO NA ESCOLA. A METODOLOGIA DE ENSINO MAIS UTILIZADA É A AULA EXPOSITIVA, E OS INSTRUMENTOS MANUSEADOS COM MAIS FREQUÊNCIA É O SLIDE, LEITURA DE TEXTOS/REPORTAGENS, VÍDEO, DEBATE E O QUADRO. OS DOCENTES RELATARAM QUE, DENTRO DO TEMA, O ASSUNTO MAIS ABORDADO FORAM OS FATORES QUE LEVAM A OBESIDADE, E O MENOS COMENTADO FORAM OS DADOS EPIDEMIOLÓGICOS. NA OPINIÃO DOS DOCENTES É IMPORTANTE A ABORDAGEM DO TEMA NAS ESCOLAS.