Tendo em vista as diversas discussões a respeito da relação entre as novas teorias linguísticas e a prática cotidiana do ensino de Língua Materna (LM), neste estudo, apresentamos uma reflexão acerca dos resultados de uma intervenção pedagógica pautada no trabalho efetivo com textos, em turmas de 6º ano do ensino fundamental da E.E.E.F.M. Professor Raul Córdula, localizada no bairro Cruzeiro, no município de Campina Grande-PB. Tal intervenção teve como objetivo geral, ao estudarmos o gênero conto, oportunizar aos alunos dos 6º ano A e B o conhecimento dos Contos Clássicos da Literatura Infantil (CCLI) e contribuir para o aperfeiçoamento das habilidades de leitura e escrita. Assim, vislumbramos ressaltar a importância do trabalho com os gêneros textuais e destacar a relevância das Sequências Didáticas (SD), propostas por Schneuwly, Dolz e Noverraz (2004), para o trabalho com a leitura, escrita e análise linguística nas aulas de LM. Para tanto, guiar-nos-emos à luz das orientações contidas nos PCNs de Língua Portuguesa (1997/1998), dos conceitos teóricos preconizados pela Linguística Textual, no que tange ao trabalho com o texto em sala de aula, e os postulados do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), no que se refere à concepção de língua, linguagem e texto e ainda no que tange ao trabalho com SD, proposto por Schneuwly, Dolz e Noverraz (2004). Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação, cujos resultados evidenciam a importância de o texto ser adotado como unidade de ensino e os gêneros textuais configurarem os objetos de ensino das aulas de LM, comprovam ainda que a SD constitui um instrumento didático eficaz para as ações de ensino de LM baseadas no trabalho efetivo com gêneros textuais.