Após a institucionalização da Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira em toda a educação básica, foi atribuída a responsabilidade de implementá-la efetivamente nas instituições escolares e mais especificamente, aos professores, de tratarem da temática de maneira transversal a partir de suas disciplinas. Diante disto, este trabalho tem como objetivo discutir a importância da formação de professores para a realização de um trabalho que aborde a diversidade étnico-racial de maneira relevante e permita aos alunos a construção de um conhecimento sobre a história do povo negro e a contribuição dos mesmos na formação do povo brasileiro. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental onde utilizaremos dos estudos desenvolvidos por CHARLOT (2013) e FREIRE (2009) e das fontes oficiais para nos subsidiar em nossas reflexões tais como: a Constituição Federal de 1988, a LDB de 96, a Lei 10.639/03, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais de 2004.. Por se tratar de uma reflexão baseada nas legislações, a presente pesquisa caracteriza-se por qualitativa, de caráter bibliográfico e documental. Enfatizamos que nossas discussões contribuem para a abordagem em torno da diversidade étnico-racial e do processo de desconstrução de estereótipos e preconceitos existentes em nossa sociedade.