As múltiplas formas de ensino da Língua Portuguesa também constituem a evolução do eixo ensino-aprendizagem, fazendo com que os mecanismos de letramento estejam e se façam mais eficazes. Partindo desta premissa, este trabalho objetiva analisar de que forma o teatro, de uma forma geral, é tratado por livros didáticos de português do Ensino Fundamental II, a saber Cereja e Magalhães (2013), Projeto Radix (2010) e Projeto Telaris (2013), e consequentemente contribui para o letramento dos alunos, tendo em vista a necessidade de desenvolver variadas formas de aprendizagem no aluno, através de mecanismos didáticos e de conteúdos nele inseridos. Para desenvolver a pesquisa, utilizamos os conceitos teóricos bibliográficos de Albuquerque (2007) e Soares (1998), condizendo com perspectivas de letramento e alfabetização, Obry (2003), acerca da utilização do teatro na escola, Bagno (2013), sobre algumas considerações sobre o livro didático de português, e os conceitos teóricos documentais vistos nos Parâmetros Curriculares Nacionais das matrizes de Língua Portuguesa e Arte (2000). Dessa forma, trazemos como considerações finais algumas boas e outras inadequadas impressões de uso do teatro pelos livros didáticos de português analisados na pesquisa, ao se levar em conta as questões de letramento a serem desenvolvidas pelos alunos.