A presente pesquisa elegeu como objeto de estudo a construção da memória e história da Unidade Escolar Roland Jacob, situada na cidade de Parnaíba, no Estado do Piauí. O interesse por essa pesquisa surgiu pelo fato de existirem alguns embates no que diz respeito a como surgiu a referida instituição escolar, já que estudavam apenas os filhos de um empresário e os dos seus funcionários. Por isso o nosso objetivo foi conhecer como ocorreu a fundação dessa instituição educacional, já que funciona há vários anos e atende cerca de 900 alunos. A escola é um local de fundamental importância, pois é a instituição que possibilita a transmissão da educação formal, constituindo-se como essencial para o desenvolvimento da cidadania. Segundo Oliveira Martins (1992) “a escola, que é um agente de mudança e fator de desenvolvimento, é um lugar de abertura, solidariedade, justiça, responsabilização mútua, tolerância, respeito, sabedoria e conhecimento”. Diante de tamanha importância que a escola ocupa surgiu o seguinte questionamento: Como ocorreu a fundação da Escola Roland Jacob? Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa e o estudo de caso, tendo como técnica de coleta de dados, a entrevista semiestruturada e a observação participante, respaldados nos estudos de André e Lüdke (1986). Os resultados evidenciam que apesar de a escola ainda continuar funcionando existem sérios problemas que precisam ser superados com vistas à melhoria da qualidade de ensino oferecida nessa instituição pública. Concluímos que a Unidade Escolar Roland Jacob foi e ainda continua sendo um importante referencial na educação pública da sociedade parnaibana.