O planejamento didático escolar é composto por três dimensões: a racionalidade, as peculiaridades da escola e o trabalho coletivo. Com intuito de compreender o planejamento no contexto dessas dimensões e a atuação do professor em preparar sua aula como proposta didaticamente fundamentada e planejada, este trabalho tem por objetivo analisar as dimensões do planejamento para efetivação e bom funcionamento das práticas educativas no Ensino Fundamental. A pesquisa fundamenta-se nas perspectivas teóricas sobre planejamento e didática de Gandin (2013), Pimenta (1996) e Libâneo (2004), além das concepções sobre o processo educativo escolar Menegola e Sant’Anna (2001). Também se pautou nas políticas educacionais instituídas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº. 9394/96 e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (BRASIL, PCNS, 1998). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, desenvolvida por estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, foi realizado uma revisão de literatura sobre a temática em livros e artigos científicos disponíveis em repositórios virtuais. Os resultados parciais da investigação teórica no âmbito do planejamento e da didática no Ensino Fundamental permitem-nos afirmar que as três dimensões analisadas são indispensáveis para uma prática pedagógica eficiente, uma vez que apresentam ações reflexivas da própria práxis. Como pressupostos para o planejamento escolar e formulação das metodologias que serão desenvolvidas junto aos educandos, é importante considerar as necessidades e os contextos dos educandos, bem como, suas experiências para que a intervenção educativa colabore diretamente com a transformação da realidade, objetivando também, o desenvolvimento integral dos sujeitos. Espera-se com esta pesquisa contribuir com a formação de educadores conscientes e comprometidos com uma prática docente coerente, fundamentada em princípios teóricos que valorizam e respeitam a racionalidade, as peculiaridades da escola e o trabalho coletivo, mostrando que desde sua formação inicial, o educador deve desenvolver um ensino coerente com a realidade dos sujeitos, considerando suas peculiaridades e carências, promovendo uma educação holística que utiliza e conduz os conhecimentos direcionando-os para uma intervenção consciente na realidade. Desta forma, torna-se necessário entender que o momento de planejar é uma oportunidade para que o ato didático torne-se uma prática coletiva e democrática, onde o educador irá exercer seu papel político-social. Portanto, o planejamento e didática se constituem como um elementos intencionais e complementares onde o educador sistematiza, elabora planos, estabelece metas e avalia os processos de forma efetiva, contribuindo assim, para a qualidade do ensino, consequentemente, para o desenvolvimento integral de seus educandos.