O estudo em tela busca apresentar e refletir sobre experiências instituintes vivenciadas na educação pública do município de Niterói, fomentadas pelo Edital de Projetos Educacionais Instituintes. A partir de 2013 a Secretaria Municipal de Educação apresenta como uma de suas políticas um edital que tem entre seus objetivos apoiar projetos educacionais de aperfeiçoamento pedagógico, formulados por profissionais das Unidades Municipais de Educação. Até o presente momento 100 projetos receberam algum tipo de fomento, sendo 38 em 2013 e 62 na edição de 2014. O estudo ancora-se no pensamento desenvolvido por Castoriadis sobre o imaginário radical, enquanto atividade criadora incessante do ser humano, aliadas as reflexões de Célia Linhares sobre os movimentos instituintes e seus desdobramentos sobre o cotidiano escolar, que se constituem num meio para dar voz às singularidades e pluralidades existentes, colocando os professores e a comunidade escolar em um protagonismo social fundamental para construir e reconstruir a educação de acordo com as demandas de cada local. Do ponto de vista metodológico, o presente trabalho baseia-se em pesquisa bibliográfica, em análise de documento, e em análise de conteúdo dos projetos educacionais apresentados. As principais conclusões revelam a utilização do edital para fortalecer práticas já existentes na escola; apresenta-se como uma das políticas com maior adesão por parte dos educadores; os projetos apresentam características similares quanto aos segmentos atendidos, mas também grande variedade temática, indicando ser um facilitador da inserção dos temas transversais no currículo.