O presente trabalho é resultado da pesquisa monográfica que teve por objetivo investigar o curso de formação de professores para a Educação Contextualizada no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA, ofertado pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, no ano 2011, em especial discutir sobre a Educação Contextualizada, educação esta que visa à valorização e os saberes diversos, reconhecendo a subjetividade dos indivíduos, os múltiplos conhecimentos do cidadão, conceito essencial para a escola. Outra questão a ser percebida é identificar os principais obstáculos à inserção da educação contextualizada na sua prática pedagógica dos professores da Escola Senador José Gaudêncio que participaram do referido curso. O objetivo do mesmo é perceber as práticas pedagógicas desses professores e a contextualização do ensino após o curso de formação em especialização. Buscou-se compreender qual a importância desta formação de educadores para a compreensão e respeito à subjetividade dos educandos e como essa formação contribui para a construção de um currículo contextualizado, que respeite os valores de cada indivíduo envolvido neste processo. O presente trabalho utilizou-se do método qualitativa de pesquisa. Tendo ocorrido através da metodologia descritiva, em face das definições de Gil (2002) e Godoy (1995), que explicaram que as pesquisas descritivas têm como objetivo descrever características de determinada população ou fenômeno. Para tanto, utilizou-se como método e procedimento a pesquisa qualitativa de caráter descritivo, focando os sujeitos envolvidos na pesquisa de entrevista semiestruturada, questionário e observação participativa, aplicação de questionários e levantamento bibliográfico sobre a estrutura do funcional da Unidade Acadêmica de Educação do Campo. Os resultados da pesquisa indicam que é grande o desafio para trabalhar de forma contextualizada, mas um dos pontos positivos encontrados na análise é que os educadores tem uma compreensão maior do significado da palavra contextualização enfatizam a importância da mesma nos conteúdos em sala de aula, tendo em vista que a contextualização está relacionada com uma melhor qualidade de que o mesmo não pode estar restrito a conceitos científicos, mas, que promova o processo que permita ao aluno interagir com o meio em que vive. Esta análise mostra-nos a necessidade de buscar novas estratégias de ensino, baseadas no cotidiano dos educandos.