TELES, Damares Araújo et al.. O fazer docente de uma professora alfabetizadora. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/7603>. Acesso em: 28/12/2024 05:15
O interesse por esta pesquisa surgiu por meio do estágio supervisionado, em que nos deparamos com a prática alfabetizadora de uma professora do 1º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Parnaíba-PI. Uma prática pedagógica alfabetizadora consistente requer por excelência, que o professor alfabetizador promova a aprendizagem da leitura e da escrita na perspectiva do letramento, já que os processos de alfabetização e letramento são indissociáveis. Por isso nos inquietamos em buscar respostas para o seguinte questionamento: Como tem sido desenvolvida a prática pedagógica de uma professora que alfabetiza alcançando resultados surpreendentes? Com o intuito de pesquisarmos sobre o fazer docente no ensino da leitura e escrita buscamos suporte e embasamento teórico em autores como: Freire (1996), Soares (1998), Lerner (2002) e Góes (2010). Optamos pela abordagem qualitativa, respaldados nos estudos de André e Lüdke (1986), Bogdan e Biklen (1994). Os resultados evidenciam que a docente alfabetizou metade da turma desenvolvendo atividades diversificadas e utilizando de maneira eficaz os livros de literatura infantil, que são instrumentos essenciais para alfabetizar as crianças envolvendo-as no mundo do letramento Todas as crianças tem a bolsa da leitura e no final da semana elas levam pra casa um livro que devem ler ou pedir para os pais ou alguma outra pessoa que faça a contação da história. Foi muito interessante observar como as crianças faziam a leitura das histórias e como contavam com empolgação o que ouviram. Concluímos que essa experiência possibilita o desenvolvimento linguístico e cognitivo da criança, pois lendo frequentemente ela internalizará as estruturas da língua.