O artigo apresenta um estudo de caso sobre o uso do software livre no ensino secundário na comunidade autônoma da Catalunha, considerando a experiência da implantação e o uso da distribuição Linkat GNU/Linux. Trata-se de uma experiência educativa inovadora nessa comunidade, considerando que poucos centros escolares têm levado à prática o uso exclusivo, ou quase, deste tipo de software. Especificamente, a pesquisa pretendeu conhecer as experiências do alunado de 4º de Educação Secundária Obrigatória (ESO) (15 – 16 anos) e de 2º de Bachillerato (17 – 18 anos) depois da introdução desta modalidade de software na escola e captar seus pontos de vista neste processo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista grupal e a observação direta e não participante. Os resultados mostram que a utilização do software livre no caso analisado é uma realidade e trouxe contribuições fundamentais. Mas a sua parte conceitual e filosófica precisa ser melhor esclarecida aos alunos. Seu desconhecimento ainda é uma grande barreira a superar. Falta muito por fazer quanto a sua promoção e difusão. Considerando a experiência com os programas não livres, parece que há uma tendência de adaptação aos livres sem grandes problemas. A possível dificuldade da migração, bem como as resistências não podem servir como desculpas para não aderir ao software livre no âmbito educativo. Os argumentos a favor do seu uso vão muito além do aspecto econômico. No caso da Catalunha, por exemplo, a aposta por este software pode facilitar a implantação da política linguística como forma de normalizar e fomentar o uso do catalão nas escolas, considerando a flexibilidade que oferece com relação aos idiomas. Neste caso, a importância da distribuição Linkat é incontestável. É evidente que a escola exerce um papel importante na propagação e consolidação do software livre.