As soluções tecnológicas desenvolvidas para atender a velhas demandas da sociedade tem gerado sistematicamente práticas sociais que tem afetado o meio ambiente, o que implica em (re)pensar questões ambientais que emergem dessa relação, bem como, (re)direcionar o modo como se ensina temas como este na escola. Assim, as atividades lúdicas criam uma atmosfera mais estimulante e desafiadora para os alunos. Nesse sentido, nosso trabalho teve como objetivo reduzir a produção de lixo e seu descarte irregular nas dependências da escola tornando o ambiente asseado e visualmente agradável. No intuito de sensibilizar e envolver os alunos de uma escola privada de Igarassu-PE para as questões ambientais decorrentes da temática lixo realizamos diversas atividades lúdicas, como paródias, teatro, produção de painéis e de utensílios a partir de embalagens reutilizadas, dentre outras. Destacamos a qualidade das paródias e encenações, bem como, o grande engajamento dos alunos na elaboração e ensaio demonstrando uma boa conexão entre o enredo e as letras das músicas com a temática abordada. Os painéis produzidos pelos alunos revelaram a criatividade e a consciência desenvolvida pelos alunos, além da capacidade de trabalhar em grupo, uma vez que a maioria dos grupos conseguiu trabalhar sem muitos problemas. Ao fim da semana podemos observar uma redução significativa na quantidade de lixo deixado na escola no término de cada turno. Ao longo da aplicação podemos constatar como as atividades lúdicas são importantes pois atraem a atenção e a dedicação do aluno. Adicionalmente, o êxito do trabalho realizado foi decisivo para desenvolver um sentimento de satisfação que nos tem inspirado a continuarmos fazendo de nossa prática educativa algo que realmente colabore para transformar a sociedade.