Atualmente a ciência permeia a vida de todos os cidadãos, principalmente no que se referente às informações constantemente veiculadas nos meios de comunicação de massa e revistas especializadas em divulgação científica. Defende-se que a educação científica deve proporcionar conhecimentos indispensáveis à vida diária. De acordo com este argumento necessita-se de conhecimentos científicos para uma experiência informada e para a utilização de aparatos e processos tecnológicos com que nos deparamos no cotidiano. Temos como pressuposto que a Educação Científica, dentre outros aspectos, deve promover reflexões sobre esta concepção popularmente difundida. A Educação Científica deve ir além das informações dos resultados da ciência, ou seja, do seu produto final. É importante que as capacidades e atitudes indispensáveis à resolução de problemas da vida diária, como a curiosidade, a intuição, analisar e interpretar dados, formular hipóteses, sejam enfocadas. Para este passo é fundamental cuidar da formação docente. O docente que apenas ministra aulas, sem produção própria, não pode superar o instrucionismo dominante no sistema de ensino. Para que o aluno desenvolva estas capacidades e aprenda a produzir conhecimento, antes se faz necessário pensar a questão do professor. Pesquisa é princípio científico, mas igualmente princípio educativo. Autoria não é marca apenas do pesquisador, mas de todos os docentes que produzem, por exemplo, textos próprios e reconstroem o conhecimento. Uma coisa é absorver conteúdos, outra, bem diferente, é reconstruí-los, investindo neste processo alguma originalidade. Os docentes da educação básica não são formados para serem autores, formular hipóteses, analisar e interpretar, mas para serem transmissores de conteúdos por meio de aulas teóricas onde o procedimento é apenas a apostila ou livro texto. Em vez de conhecimento aberto, oferece-se um pacote fechado que alinha escolas, professores e alunos de modo reprodutivo. Evitam-se, assim, estudo, pesquisa e elaboração. O Objetivo Geral desta ação consiste em possibilitar que professores da rede pública do município de Rio das Ostras tenham acesso à metodologia científica, a experimentos laboratoriais e ao processo de geração de conhecimento. Os Objetivos Específicos consistem em possibilitar que estes professores possam, a partir desta experiência, compreender o conhecimento como produções em processo e não como produtos finais, além do desenvolvimento da capacidade de autoria de hipóteses e confrontação com o conhecimento elaborado.