O USO DO PODCAST PARA POTENCIALIZAR E RESSIGNIFICAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA
"2021-09-03 11:59:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75853 "edicao_id" => 177 "trabalho_id" => 172 "inscrito_id" => 604 "titulo" => "O USO DO PODCAST PARA POTENCIALIZAR E RESSIGNIFICAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA" "resumo" => "O PRESENTE ENSAIO TEM POR OBJETIVO REFLETIR ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E ASSOCIADAS AS METODOLOGIAS ATIVAS. SOBRETUDO QUANDO SOMADAS A ESTRATÉGIAS ARROJADAS E LIBERTADORAS. ESTAMOS DIANTE DE UMA INFINIDADE DE CAMINHOS E UMA DAS MAIS DIFÍCEIS TAREFAS PARA O PROFESSOR É JUSTAMENTE DEFINIR QUAIS AS MELHORES ALTERNATIVAS, AS QUE MELHOR ATENDEM AS DEMANDAS QUE SE APRESENTAM. É NESSE CENÁRIO DE EXPERIMENTAÇÕES E BUSCA DE FERRAMENTAS E ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA AJUDAR A SUPRIR A NECESSIDADE DE ATIVIDADES VOLTADAS PARA A ORALIDADE E COM BASE OS ESTUDOS DE MORAN (2015), BACICH (2015), COSCARELLI (2020) E AUSUBEL (2003), QUE PROPOMOS O USO DO PODCAST ASSOCIADO COM A METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA. NESSA METODOLOGIA ATIVA, OS ALUNOS ACESSAM ANTECIPADAMENTE OS CONTEÚDOS E SE ENCONTRAM DE FORMA PRESENCIAL OU EM AULAS SÍNCRONAS PARA TROCAR EXPERIÊNCIAS, ESCLARECER AS DÚVIDAS E RECEBER ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR. ESSA ABORDAGEM FAVORECE UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA, UMA VEZ QUE APROXIMA ESSE PROCESSO DA REALIDADE DOS ALUNOS E PERMITE AJUSTES DE PERCURSO COM BASE NAS OBSERVAÇÕES QUE O PROFESSOR PODE FAZER. O PODCAST POSSUI UM POTENCIAL CONSIDERÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DE ORALIDADE E COMPREENSÃO, PROMOVE A DISCUSSÃO, O TRABALHO COLABORATIVO E A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO POR PARTE DOS ALUNOS. ESTA PROPOSTA TEM COMO UM DE SEUS PRINCIPAIS OBJETIVOS LEVAR O ESTUDANTE A INTERAGIR COM SITUAÇÕES DE FALA E ESCUTA NO IDIOMA, A FIM DE APRIMORAR SUAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO, PRINCIPALMENTE NO ASPECTO ORAL. ASSIM O PROFESSOR PODE DEFINIR ANTECIPADAMENTE QUAIS CONTEÚDOS VAI USAR OU APENAS INDICAR UM TEMA E DEIXAR QUE OS ALUNOS PESQUISAREM PELOS CONTEÚDOS QUE ACHAREM MAIS INTERESSANTES, PROMOVENDO DIFERENTES FORMAS DE APRENDIZAGEM, POR DESCOBERTA, POR APROXIMAÇÃO, ENTRE OUTRAS. AS POSSIBILIDADES SÃO MUITAS, POR ISSO A IMPORTÂNCIA DE UM BOM PLANEJAMENTO. É NESSA ETAPA QUE O PROFESSOR DEFINE OS OBJETIVOS QUE QUER ALCANÇAR E PARA ISSO PRECISA PENSAR NOS DETALHES. AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO, ATÉ O PRODUTO ALMEJADO, PODE-SE CONSTATAR A EFICÁCIA DAS FERRAMENTAS UTILIZADAS. TAMBÉM, PERCEBEU-SE QUE OS MÉTODOS DA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO HÍBRIDA, IMBRICADAS NESTE DESENVOLVIMENTO, FORAM EFICAZES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 02: LA ENSEÑANZA DE LENGUA, LITERATURA Y CULTURA EM LA EDUCACIÓN BÁSICA" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, SALA DE AULA INVERTIDA, PODCAST, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV158_MD1_SA102_ID604_29072021231809.pdf" "created_at" => "2021-10-08 17:46:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO DO ESPIRITO SANTO MOURA SOUZA" "autor_nome_curto" => "FERNANDO DO ESPIRITO SANTO MOU" "autor_email" => "fernando.souza@ilc.ufpa.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA" "edicao_evento" => """ X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA """ "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75853 "edicao_id" => 177 "trabalho_id" => 172 "inscrito_id" => 604 "titulo" => "O USO DO PODCAST PARA POTENCIALIZAR E RESSIGNIFICAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA" "resumo" => "O PRESENTE ENSAIO TEM POR OBJETIVO REFLETIR ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E ASSOCIADAS AS METODOLOGIAS ATIVAS. SOBRETUDO QUANDO SOMADAS A ESTRATÉGIAS ARROJADAS E LIBERTADORAS. ESTAMOS DIANTE DE UMA INFINIDADE DE CAMINHOS E UMA DAS MAIS DIFÍCEIS TAREFAS PARA O PROFESSOR É JUSTAMENTE DEFINIR QUAIS AS MELHORES ALTERNATIVAS, AS QUE MELHOR ATENDEM AS DEMANDAS QUE SE APRESENTAM. É NESSE CENÁRIO DE EXPERIMENTAÇÕES E BUSCA DE FERRAMENTAS E ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA AJUDAR A SUPRIR A NECESSIDADE DE ATIVIDADES VOLTADAS PARA A ORALIDADE E COM BASE OS ESTUDOS DE MORAN (2015), BACICH (2015), COSCARELLI (2020) E AUSUBEL (2003), QUE PROPOMOS O USO DO PODCAST ASSOCIADO COM A METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA. NESSA METODOLOGIA ATIVA, OS ALUNOS ACESSAM ANTECIPADAMENTE OS CONTEÚDOS E SE ENCONTRAM DE FORMA PRESENCIAL OU EM AULAS SÍNCRONAS PARA TROCAR EXPERIÊNCIAS, ESCLARECER AS DÚVIDAS E RECEBER ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR. ESSA ABORDAGEM FAVORECE UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA, UMA VEZ QUE APROXIMA ESSE PROCESSO DA REALIDADE DOS ALUNOS E PERMITE AJUSTES DE PERCURSO COM BASE NAS OBSERVAÇÕES QUE O PROFESSOR PODE FAZER. O PODCAST POSSUI UM POTENCIAL CONSIDERÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DE ORALIDADE E COMPREENSÃO, PROMOVE A DISCUSSÃO, O TRABALHO COLABORATIVO E A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO POR PARTE DOS ALUNOS. ESTA PROPOSTA TEM COMO UM DE SEUS PRINCIPAIS OBJETIVOS LEVAR O ESTUDANTE A INTERAGIR COM SITUAÇÕES DE FALA E ESCUTA NO IDIOMA, A FIM DE APRIMORAR SUAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO, PRINCIPALMENTE NO ASPECTO ORAL. ASSIM O PROFESSOR PODE DEFINIR ANTECIPADAMENTE QUAIS CONTEÚDOS VAI USAR OU APENAS INDICAR UM TEMA E DEIXAR QUE OS ALUNOS PESQUISAREM PELOS CONTEÚDOS QUE ACHAREM MAIS INTERESSANTES, PROMOVENDO DIFERENTES FORMAS DE APRENDIZAGEM, POR DESCOBERTA, POR APROXIMAÇÃO, ENTRE OUTRAS. AS POSSIBILIDADES SÃO MUITAS, POR ISSO A IMPORTÂNCIA DE UM BOM PLANEJAMENTO. É NESSA ETAPA QUE O PROFESSOR DEFINE OS OBJETIVOS QUE QUER ALCANÇAR E PARA ISSO PRECISA PENSAR NOS DETALHES. AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO, ATÉ O PRODUTO ALMEJADO, PODE-SE CONSTATAR A EFICÁCIA DAS FERRAMENTAS UTILIZADAS. TAMBÉM, PERCEBEU-SE QUE OS MÉTODOS DA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO HÍBRIDA, IMBRICADAS NESTE DESENVOLVIMENTO, FORAM EFICAZES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 02: LA ENSEÑANZA DE LENGUA, LITERATURA Y CULTURA EM LA EDUCACIÓN BÁSICA" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, SALA DE AULA INVERTIDA, PODCAST, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV158_MD1_SA102_ID604_29072021231809.pdf" "created_at" => "2021-10-08 17:46:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO DO ESPIRITO SANTO MOURA SOUZA" "autor_nome_curto" => "FERNANDO DO ESPIRITO SANTO MOU" "autor_email" => "fernando.souza@ilc.ufpa.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA" "edicao_evento" => """ X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA """ "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }