O PRESENTE ENSAIO TEM POR OBJETIVO REFLETIR ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E ASSOCIADAS AS METODOLOGIAS ATIVAS. SOBRETUDO QUANDO SOMADAS A ESTRATÉGIAS ARROJADAS E LIBERTADORAS. ESTAMOS DIANTE DE UMA INFINIDADE DE CAMINHOS E UMA DAS MAIS DIFÍCEIS TAREFAS PARA O PROFESSOR É JUSTAMENTE DEFINIR QUAIS AS MELHORES ALTERNATIVAS, AS QUE MELHOR ATENDEM AS DEMANDAS QUE SE APRESENTAM. É NESSE CENÁRIO DE EXPERIMENTAÇÕES E BUSCA DE FERRAMENTAS E ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA AJUDAR A SUPRIR A NECESSIDADE DE ATIVIDADES VOLTADAS PARA A ORALIDADE E COM BASE OS ESTUDOS DE MORAN (2015), BACICH (2015), COSCARELLI (2020) E AUSUBEL (2003), QUE PROPOMOS O USO DO PODCAST ASSOCIADO COM A METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA. NESSA METODOLOGIA ATIVA, OS ALUNOS ACESSAM ANTECIPADAMENTE OS CONTEÚDOS E SE ENCONTRAM DE FORMA PRESENCIAL OU EM AULAS SÍNCRONAS PARA TROCAR EXPERIÊNCIAS, ESCLARECER AS DÚVIDAS E RECEBER ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR. ESSA ABORDAGEM FAVORECE UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA, UMA VEZ QUE APROXIMA ESSE PROCESSO DA REALIDADE DOS ALUNOS E PERMITE AJUSTES DE PERCURSO COM BASE NAS OBSERVAÇÕES QUE O PROFESSOR PODE FAZER. O PODCAST POSSUI UM POTENCIAL CONSIDERÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DE ORALIDADE E COMPREENSÃO, PROMOVE A DISCUSSÃO, O TRABALHO COLABORATIVO E A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO POR PARTE DOS ALUNOS. ESTA PROPOSTA TEM COMO UM DE SEUS PRINCIPAIS OBJETIVOS LEVAR O ESTUDANTE A INTERAGIR COM SITUAÇÕES DE FALA E ESCUTA NO IDIOMA, A FIM DE APRIMORAR SUAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO, PRINCIPALMENTE NO ASPECTO ORAL. ASSIM O PROFESSOR PODE DEFINIR ANTECIPADAMENTE QUAIS CONTEÚDOS VAI USAR OU APENAS INDICAR UM TEMA E DEIXAR QUE OS ALUNOS PESQUISAREM PELOS CONTEÚDOS QUE ACHAREM MAIS INTERESSANTES, PROMOVENDO DIFERENTES FORMAS DE APRENDIZAGEM, POR DESCOBERTA, POR APROXIMAÇÃO, ENTRE OUTRAS. AS POSSIBILIDADES SÃO MUITAS, POR ISSO A IMPORTÂNCIA DE UM BOM PLANEJAMENTO. É NESSA ETAPA QUE O PROFESSOR DEFINE OS OBJETIVOS QUE QUER ALCANÇAR E PARA ISSO PRECISA PENSAR NOS DETALHES. AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO, ATÉ O PRODUTO ALMEJADO, PODE-SE CONSTATAR A EFICÁCIA DAS FERRAMENTAS UTILIZADAS. TAMBÉM, PERCEBEU-SE QUE OS MÉTODOS DA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO HÍBRIDA, IMBRICADAS NESTE DESENVOLVIMENTO, FORAM EFICAZES.