O OBJETIVO DESTA PESQUISA É ANALISAR A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA REALIZAÇÃO DE INFERÊNCIAS E COMPREENSÃO LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA FUNDAMENTA-SE NOS ESTUDOS DE, FREITAS (2002), FONTANA (2005), GASPARIN (2012) E MASETTO (2013), QUANTO À MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, E DE COSCARELLI (2002), KLEIMAN (2004), KOCH E ELIAS (2014), MARCUSCHI (2008) E RODRIGUES E CERUTTI-RIZZATTI (2011), A RESPEITO DE INFERÊNCIAS E COMPREENSÃO LEITORA, POSSIBILITANDO UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DA TEMÁTICA. NA METODOLOGIA, ADOTA-SE A ABORDAGEM QUALITATIVA, COMPLEMENTADA PELA ABORDAGEM QUANTITATIVA, EM UMA PESQUISA DE CAMPO, COM PROCEDIMENTOS REMOTOS, E DE CARÁTER APLICADO. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA SÃO VINTE E DOIS ALUNOS DE QUATRO TURMAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA, PIAUÍ. PARA GERAÇÃO DOS DADOS, FAZ-SE UMA ATIVIDADE DIAGNÓSTICA SOBRE INFERÊNCIAS NA COMPREENSÃO LEITORA DO GÊNERO TEXTUAL REPORTAGEM E APLICA-SE UM QUESTIONÁRIO DIRECIONADO À DOCENTE DAS TURMAS E OUTRO QUESTIONÁRIO VOLTADO AOS DISCENTES. OS RESULTADOS DA PESQUISA MOSTRAM QUE, NOS TRABALHOS DE MEDIAÇÃO DURANTE AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, A PROFESSORA ADOTA METODOLOGIAS VOLTADAS ÀS NECESSIDADES E DIFICULDADES DOS ALUNOS. NA VISÃO DOS DISCENTES, 86,4% DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA CONSIDERAM QUE A MEDIAÇÃO DA PROFESSORA É ADEQUADA NO SENTIDO DE ORIENTAR AS INFERÊNCIAS E FACILITAR A COMPREENSÃO LEITORA, E 13,6% NÃO JUSTIFICARAM A RESPOSTA. CONCLUI-SE QUE A MEDIAÇÃO DA PROFESSORA É INDISPENSÁVEL NO PROCESSO DE INFERÊNCIAS E COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ADOTANDO METODOLOGIAS ADEQUADAS QUE LEVAM EM CONTA OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS DISCENTES E AS INFORMAÇÕES TEXTUAIS E CONTEXTUAIS.