O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO É O CAMINHO PARA A PRÁTICA DO LETRAMENTO EFETIVO. É NESSA PERSPECTIVA QUE O PRESENTE ARTIGO APRESENTA EXPERIÊNCIAS EM DOIS CONTEXTOS DO ENSINO: UM VIVENCIADO EM UM PERÍODO PRÉ-PANDEMIA; E O OUTRO RETRATANDO A EXPERIÊNCIA DE UMA EDUCAÇÃO EM REALIDADE PANDÊMICA NAS TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO, QUE APESAR DAS CIRCUNSTÂNCIAS QUE PERMEARAM O ANO LETIVO DE DOIS MIL E VINTE, AS ESCOLAS BUSCARAM SAÍDAS PARA QUE NÃO HOUVESSE INTERRUPÇÕES TOTAIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS EM DESENVOLVIMENTO.LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS CONTEXTOS SOCIAIS E COLOCANDO EM PAUTA DOIS AMBIENTES OPOSTOS, UM ANO SEM O ISOLAMENTO SOCIAL E O OUTRO JÁ VIVENDO O DISTANCIAMENTO, MANTEVE-SE COMO FOCO PRINCIPAL ASSEGURAR A CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES EDUCATIVAS COM OS ALUNOS, ATRAVÉS DE AULAS E FERRAMENTAS DE ALFABETIZAÇÃO POSSÍVEIS EM TEMPOS DE PANDEMIA. DESSE MODO, OS ESTUDOS REALIZADOS PARA PRODUÇÃO DESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA TIVERAM COMO OBJETIVOS ANALISAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA O LETRAMENTO INFANTIL. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO ANALISOU-SE OS DOCUMENTOS E OS MATERIAIS DIVERSOS UTILIZADOS EM DUAS TURMAS DE 3º ANO NO ANO LETIVO DE DOIS MIL E DEZENOVE ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID); E NO PERÍODO DE ESTÁGIO NO ANO DE DOIS MIL E VINTE, ONDE FORAM PRODUZIDOS OS PLANOS DE AULA CONSIDERANDO O CONTEXTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS. FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE EM TEMPOS ANTERIORES A PANDEMIA, HAVIA UM TRABALHO COM MAIS POSSIBILIDADES DE CONTATO, RETORNO POR PARTE DOS ESTUDANTES, COM ATIVIDADES DE LETRAMENTO DE FORMA PRESENCIAL.EM CONTRAPARTIDA, NA NOVA VIVÊNCIA EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA, O CONTATO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS SE TORNOU MAIS DIFICULTOSO, ORA POR PARTE DOS DISCENTES PELA FALTA DE A CESSO À INTERNET OU APARELHOS TECNOLÓGICOS,E TAMBÉM PELOS DOCENTES QUE NÃO TEREM HABILIDADES NAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, OU MESMO POR NÃO TER UMA FORMAÇÃO ADEQUADA PARA O ATUAL CENÁRIO.MESMO DIANTE AO CONTEXTO ADVERSO,CONSTATOU-SE UM CRESCIMENTO INTELECTUAL POR PARTE DOS ALUNOS E PROFESSORES.