ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: POSSÍVEIS CONSTRUÇÕES
"2021-09-03 11:59:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79117 "edicao_id" => 177 "trabalho_id" => 208 "inscrito_id" => 595 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: POSSÍVEIS CONSTRUÇÕES" "resumo" => "O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO É O CAMINHO PARA A PRÁTICA DO LETRAMENTO EFETIVO. É NESSA PERSPECTIVA QUE O PRESENTE ARTIGO APRESENTA EXPERIÊNCIAS EM DOIS CONTEXTOS DO ENSINO: UM VIVENCIADO EM UM PERÍODO PRÉ-PANDEMIA; E O OUTRO RETRATANDO A EXPERIÊNCIA DE UMA EDUCAÇÃO EM REALIDADE PANDÊMICA NAS TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO, QUE APESAR DAS CIRCUNSTÂNCIAS QUE PERMEARAM O ANO LETIVO DE DOIS MIL E VINTE, AS ESCOLAS BUSCARAM SAÍDAS PARA QUE NÃO HOUVESSE INTERRUPÇÕES TOTAIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS EM DESENVOLVIMENTO.LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS CONTEXTOS SOCIAIS E COLOCANDO EM PAUTA DOIS AMBIENTES OPOSTOS, UM ANO SEM O ISOLAMENTO SOCIAL E O OUTRO JÁ VIVENDO O DISTANCIAMENTO, MANTEVE-SE COMO FOCO PRINCIPAL ASSEGURAR A CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES EDUCATIVAS COM OS ALUNOS, ATRAVÉS DE AULAS E FERRAMENTAS DE ALFABETIZAÇÃO POSSÍVEIS EM TEMPOS DE PANDEMIA. DESSE MODO, OS ESTUDOS REALIZADOS PARA PRODUÇÃO DESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA TIVERAM COMO OBJETIVOS ANALISAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA O LETRAMENTO INFANTIL. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO ANALISOU-SE OS DOCUMENTOS E OS MATERIAIS DIVERSOS UTILIZADOS EM DUAS TURMAS DE 3º ANO NO ANO LETIVO DE DOIS MIL E DEZENOVE ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID); E NO PERÍODO DE ESTÁGIO NO ANO DE DOIS MIL E VINTE, ONDE FORAM PRODUZIDOS OS PLANOS DE AULA CONSIDERANDO O CONTEXTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS. FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE EM TEMPOS ANTERIORES A PANDEMIA, HAVIA UM TRABALHO COM MAIS POSSIBILIDADES DE CONTATO, RETORNO POR PARTE DOS ESTUDANTES, COM ATIVIDADES DE LETRAMENTO DE FORMA PRESENCIAL.EM CONTRAPARTIDA, NA NOVA VIVÊNCIA EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA, O CONTATO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS SE TORNOU MAIS DIFICULTOSO, ORA POR PARTE DOS DISCENTES PELA FALTA DE A CESSO À INTERNET OU APARELHOS TECNOLÓGICOS,E TAMBÉM PELOS DOCENTES QUE NÃO TEREM HABILIDADES NAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, OU MESMO POR NÃO TER UMA FORMAÇÃO ADEQUADA PARA O ATUAL CENÁRIO.MESMO DIANTE AO CONTEXTO ADVERSO,CONSTATOU-SE UM CRESCIMENTO INTELECTUAL POR PARTE DOS ALUNOS E PROFESSORES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 02: LA ENSEÑANZA DE LENGUA, LITERATURA Y CULTURA EM LA EDUCACIÓN BÁSICA" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ENSINO REMOTO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "61ba4432bb806_15122021163826.pdf" "created_at" => "2021-12-15 16:38:26" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YASMIM CAROLINE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "YASMIM" "autor_email" => "carolineyasmimoli@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA" "edicao_evento" => """ X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA """ "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79117 "edicao_id" => 177 "trabalho_id" => 208 "inscrito_id" => 595 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: POSSÍVEIS CONSTRUÇÕES" "resumo" => "O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO É O CAMINHO PARA A PRÁTICA DO LETRAMENTO EFETIVO. É NESSA PERSPECTIVA QUE O PRESENTE ARTIGO APRESENTA EXPERIÊNCIAS EM DOIS CONTEXTOS DO ENSINO: UM VIVENCIADO EM UM PERÍODO PRÉ-PANDEMIA; E O OUTRO RETRATANDO A EXPERIÊNCIA DE UMA EDUCAÇÃO EM REALIDADE PANDÊMICA NAS TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO, QUE APESAR DAS CIRCUNSTÂNCIAS QUE PERMEARAM O ANO LETIVO DE DOIS MIL E VINTE, AS ESCOLAS BUSCARAM SAÍDAS PARA QUE NÃO HOUVESSE INTERRUPÇÕES TOTAIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS EM DESENVOLVIMENTO.LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS CONTEXTOS SOCIAIS E COLOCANDO EM PAUTA DOIS AMBIENTES OPOSTOS, UM ANO SEM O ISOLAMENTO SOCIAL E O OUTRO JÁ VIVENDO O DISTANCIAMENTO, MANTEVE-SE COMO FOCO PRINCIPAL ASSEGURAR A CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES EDUCATIVAS COM OS ALUNOS, ATRAVÉS DE AULAS E FERRAMENTAS DE ALFABETIZAÇÃO POSSÍVEIS EM TEMPOS DE PANDEMIA. DESSE MODO, OS ESTUDOS REALIZADOS PARA PRODUÇÃO DESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA TIVERAM COMO OBJETIVOS ANALISAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA O LETRAMENTO INFANTIL. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO ANALISOU-SE OS DOCUMENTOS E OS MATERIAIS DIVERSOS UTILIZADOS EM DUAS TURMAS DE 3º ANO NO ANO LETIVO DE DOIS MIL E DEZENOVE ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID); E NO PERÍODO DE ESTÁGIO NO ANO DE DOIS MIL E VINTE, ONDE FORAM PRODUZIDOS OS PLANOS DE AULA CONSIDERANDO O CONTEXTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS. FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE EM TEMPOS ANTERIORES A PANDEMIA, HAVIA UM TRABALHO COM MAIS POSSIBILIDADES DE CONTATO, RETORNO POR PARTE DOS ESTUDANTES, COM ATIVIDADES DE LETRAMENTO DE FORMA PRESENCIAL.EM CONTRAPARTIDA, NA NOVA VIVÊNCIA EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA, O CONTATO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS SE TORNOU MAIS DIFICULTOSO, ORA POR PARTE DOS DISCENTES PELA FALTA DE A CESSO À INTERNET OU APARELHOS TECNOLÓGICOS,E TAMBÉM PELOS DOCENTES QUE NÃO TEREM HABILIDADES NAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, OU MESMO POR NÃO TER UMA FORMAÇÃO ADEQUADA PARA O ATUAL CENÁRIO.MESMO DIANTE AO CONTEXTO ADVERSO,CONSTATOU-SE UM CRESCIMENTO INTELECTUAL POR PARTE DOS ALUNOS E PROFESSORES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 02: LA ENSEÑANZA DE LENGUA, LITERATURA Y CULTURA EM LA EDUCACIÓN BÁSICA" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ENSINO REMOTO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "61ba4432bb806_15122021163826.pdf" "created_at" => "2021-12-15 16:38:26" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YASMIM CAROLINE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "YASMIM" "autor_email" => "carolineyasmimoli@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA" "edicao_evento" => """ X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA """ "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }