Artigo Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-40-5

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: POSSÍVEIS CONSTRUÇÕES

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ENSINO REMOTO, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) ST 02: LA ENSEÑANZA DE LENGUA, LITERATURA Y CULTURA EM LA EDUCACIÓN BÁSICA
"2021-09-03 11:59:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79117
    "edicao_id" => 177
    "trabalho_id" => 208
    "inscrito_id" => 595
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: POSSÍVEIS CONSTRUÇÕES"
    "resumo" => "O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO É O CAMINHO PARA A PRÁTICA DO LETRAMENTO EFETIVO. É NESSA PERSPECTIVA QUE O PRESENTE ARTIGO APRESENTA EXPERIÊNCIAS EM DOIS CONTEXTOS DO ENSINO: UM VIVENCIADO EM UM PERÍODO PRÉ-PANDEMIA; E O OUTRO RETRATANDO A EXPERIÊNCIA DE UMA EDUCAÇÃO EM REALIDADE PANDÊMICA NAS TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO, QUE APESAR DAS CIRCUNSTÂNCIAS QUE PERMEARAM O ANO LETIVO DE DOIS MIL E VINTE, AS ESCOLAS BUSCARAM SAÍDAS PARA QUE NÃO HOUVESSE INTERRUPÇÕES TOTAIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS EM DESENVOLVIMENTO.LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS CONTEXTOS SOCIAIS E COLOCANDO EM PAUTA DOIS AMBIENTES OPOSTOS, UM ANO SEM O ISOLAMENTO SOCIAL E O OUTRO JÁ VIVENDO O DISTANCIAMENTO, MANTEVE-SE COMO FOCO PRINCIPAL ASSEGURAR A CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES EDUCATIVAS COM OS ALUNOS, ATRAVÉS DE AULAS E FERRAMENTAS DE ALFABETIZAÇÃO POSSÍVEIS EM TEMPOS DE PANDEMIA. DESSE MODO, OS ESTUDOS REALIZADOS PARA PRODUÇÃO DESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA TIVERAM COMO OBJETIVOS ANALISAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA O LETRAMENTO INFANTIL. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO ANALISOU-SE OS DOCUMENTOS E OS MATERIAIS DIVERSOS UTILIZADOS EM DUAS TURMAS DE 3º ANO NO ANO LETIVO DE DOIS MIL E DEZENOVE ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID); E NO PERÍODO DE ESTÁGIO NO ANO DE DOIS MIL E VINTE, ONDE FORAM PRODUZIDOS OS PLANOS DE AULA CONSIDERANDO O CONTEXTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS. FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE EM TEMPOS ANTERIORES A PANDEMIA, HAVIA UM TRABALHO COM MAIS POSSIBILIDADES DE CONTATO, RETORNO POR PARTE DOS ESTUDANTES, COM ATIVIDADES DE LETRAMENTO DE FORMA PRESENCIAL.EM CONTRAPARTIDA, NA NOVA VIVÊNCIA EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA, O CONTATO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS SE TORNOU MAIS DIFICULTOSO, ORA POR PARTE DOS DISCENTES PELA FALTA DE A CESSO À INTERNET OU APARELHOS TECNOLÓGICOS,E TAMBÉM PELOS DOCENTES QUE NÃO TEREM HABILIDADES NAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, OU MESMO POR NÃO TER UMA FORMAÇÃO ADEQUADA PARA O ATUAL CENÁRIO.MESMO DIANTE AO CONTEXTO ADVERSO,CONSTATOU-SE UM CRESCIMENTO INTELECTUAL POR PARTE DOS ALUNOS E PROFESSORES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 02: LA ENSEÑANZA DE LENGUA, LITERATURA Y CULTURA EM LA EDUCACIÓN BÁSICA"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ENSINO REMOTO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "61ba4432bb806_15122021163826.pdf"
    "created_at" => "2021-12-15 16:38:26"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YASMIM CAROLINE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "YASMIM"
    "autor_email" => "carolineyasmimoli@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA"
    "edicao_evento" => """
      X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n
      X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA
      """
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79117
    "edicao_id" => 177
    "trabalho_id" => 208
    "inscrito_id" => 595
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: POSSÍVEIS CONSTRUÇÕES"
    "resumo" => "O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO É O CAMINHO PARA A PRÁTICA DO LETRAMENTO EFETIVO. É NESSA PERSPECTIVA QUE O PRESENTE ARTIGO APRESENTA EXPERIÊNCIAS EM DOIS CONTEXTOS DO ENSINO: UM VIVENCIADO EM UM PERÍODO PRÉ-PANDEMIA; E O OUTRO RETRATANDO A EXPERIÊNCIA DE UMA EDUCAÇÃO EM REALIDADE PANDÊMICA NAS TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO, QUE APESAR DAS CIRCUNSTÂNCIAS QUE PERMEARAM O ANO LETIVO DE DOIS MIL E VINTE, AS ESCOLAS BUSCARAM SAÍDAS PARA QUE NÃO HOUVESSE INTERRUPÇÕES TOTAIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS EM DESENVOLVIMENTO.LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS CONTEXTOS SOCIAIS E COLOCANDO EM PAUTA DOIS AMBIENTES OPOSTOS, UM ANO SEM O ISOLAMENTO SOCIAL E O OUTRO JÁ VIVENDO O DISTANCIAMENTO, MANTEVE-SE COMO FOCO PRINCIPAL ASSEGURAR A CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES EDUCATIVAS COM OS ALUNOS, ATRAVÉS DE AULAS E FERRAMENTAS DE ALFABETIZAÇÃO POSSÍVEIS EM TEMPOS DE PANDEMIA. DESSE MODO, OS ESTUDOS REALIZADOS PARA PRODUÇÃO DESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA TIVERAM COMO OBJETIVOS ANALISAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA O LETRAMENTO INFANTIL. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO ANALISOU-SE OS DOCUMENTOS E OS MATERIAIS DIVERSOS UTILIZADOS EM DUAS TURMAS DE 3º ANO NO ANO LETIVO DE DOIS MIL E DEZENOVE ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID); E NO PERÍODO DE ESTÁGIO NO ANO DE DOIS MIL E VINTE, ONDE FORAM PRODUZIDOS OS PLANOS DE AULA CONSIDERANDO O CONTEXTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS. FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE EM TEMPOS ANTERIORES A PANDEMIA, HAVIA UM TRABALHO COM MAIS POSSIBILIDADES DE CONTATO, RETORNO POR PARTE DOS ESTUDANTES, COM ATIVIDADES DE LETRAMENTO DE FORMA PRESENCIAL.EM CONTRAPARTIDA, NA NOVA VIVÊNCIA EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA, O CONTATO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS SE TORNOU MAIS DIFICULTOSO, ORA POR PARTE DOS DISCENTES PELA FALTA DE A CESSO À INTERNET OU APARELHOS TECNOLÓGICOS,E TAMBÉM PELOS DOCENTES QUE NÃO TEREM HABILIDADES NAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, OU MESMO POR NÃO TER UMA FORMAÇÃO ADEQUADA PARA O ATUAL CENÁRIO.MESMO DIANTE AO CONTEXTO ADVERSO,CONSTATOU-SE UM CRESCIMENTO INTELECTUAL POR PARTE DOS ALUNOS E PROFESSORES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 02: LA ENSEÑANZA DE LENGUA, LITERATURA Y CULTURA EM LA EDUCACIÓN BÁSICA"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ENSINO REMOTO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "61ba4432bb806_15122021163826.pdf"
    "created_at" => "2021-12-15 16:38:26"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YASMIM CAROLINE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "YASMIM"
    "autor_email" => "carolineyasmimoli@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA"
    "edicao_evento" => """
      X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n
      X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA
      """
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de setembro de 2021

Resumo

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO É O CAMINHO PARA A PRÁTICA DO LETRAMENTO EFETIVO. É NESSA PERSPECTIVA QUE O PRESENTE ARTIGO APRESENTA EXPERIÊNCIAS EM DOIS CONTEXTOS DO ENSINO: UM VIVENCIADO EM UM PERÍODO PRÉ-PANDEMIA; E O OUTRO RETRATANDO A EXPERIÊNCIA DE UMA EDUCAÇÃO EM REALIDADE PANDÊMICA NAS TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO, QUE APESAR DAS CIRCUNSTÂNCIAS QUE PERMEARAM O ANO LETIVO DE DOIS MIL E VINTE, AS ESCOLAS BUSCARAM SAÍDAS PARA QUE NÃO HOUVESSE INTERRUPÇÕES TOTAIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS EM DESENVOLVIMENTO.LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS CONTEXTOS SOCIAIS E COLOCANDO EM PAUTA DOIS AMBIENTES OPOSTOS, UM ANO SEM O ISOLAMENTO SOCIAL E O OUTRO JÁ VIVENDO O DISTANCIAMENTO, MANTEVE-SE COMO FOCO PRINCIPAL ASSEGURAR A CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES EDUCATIVAS COM OS ALUNOS, ATRAVÉS DE AULAS E FERRAMENTAS DE ALFABETIZAÇÃO POSSÍVEIS EM TEMPOS DE PANDEMIA. DESSE MODO, OS ESTUDOS REALIZADOS PARA PRODUÇÃO DESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA TIVERAM COMO OBJETIVOS ANALISAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA O LETRAMENTO INFANTIL. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO ANALISOU-SE OS DOCUMENTOS E OS MATERIAIS DIVERSOS UTILIZADOS EM DUAS TURMAS DE 3º ANO NO ANO LETIVO DE DOIS MIL E DEZENOVE ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID); E NO PERÍODO DE ESTÁGIO NO ANO DE DOIS MIL E VINTE, ONDE FORAM PRODUZIDOS OS PLANOS DE AULA CONSIDERANDO O CONTEXTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS. FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE EM TEMPOS ANTERIORES A PANDEMIA, HAVIA UM TRABALHO COM MAIS POSSIBILIDADES DE CONTATO, RETORNO POR PARTE DOS ESTUDANTES, COM ATIVIDADES DE LETRAMENTO DE FORMA PRESENCIAL.EM CONTRAPARTIDA, NA NOVA VIVÊNCIA EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA, O CONTATO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS SE TORNOU MAIS DIFICULTOSO, ORA POR PARTE DOS DISCENTES PELA FALTA DE A CESSO À INTERNET OU APARELHOS TECNOLÓGICOS,E TAMBÉM PELOS DOCENTES QUE NÃO TEREM HABILIDADES NAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, OU MESMO POR NÃO TER UMA FORMAÇÃO ADEQUADA PARA O ATUAL CENÁRIO.MESMO DIANTE AO CONTEXTO ADVERSO,CONSTATOU-SE UM CRESCIMENTO INTELECTUAL POR PARTE DOS ALUNOS E PROFESSORES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • José Wellington

    Artigo de grande valia para nossa sociedade. Estou admirado com a riqueza de ideias!

    21/01/2022 09:40:24

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.