A PANDEMIA DA COVID19 OCASIONOU O ISOLAMENTO SOCIAL E TROUXE CONSIGO UM DOS MAIORES DESAFIOS ENFRENTADOS PELA SOCIEDADE MUNDIAL, QUE MODIFICOU O SISTEMA EDUCACIONAL ATUAL IMPOSSIBILITANDO A REALIZAÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS. NESTE CONTEXTO, PROFESSORES ESTÃO BUSCANDO NOVAS METODOLOGIAS E ALTERNATIVAS PARA O ENSINO, MUITAS VEZES REINVENTANDO E RESSIGNIFICANDO SUAS PRÁTICAS FRENTE ÀS NOVAS DEMANDAS TECNOLÓGICAS. MEDIANTE A ESTE CENÁRIO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UM DESIGN DO ENSINO REMOTO NA OFERTA DE CONTEÚDO EDUCACIONAL DE LÍNGUA ESPANHOLA EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CETI HESÍCHIA DE SOUSA BRITO EM PIRACURUCA – PI, ALÉM DE TRAZER CONCEITO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E ELENCAR OS PRINCIPAIS MÉTODOS E DIFICULDADES DESSA FORMA DE ENSINO. PARA A FUNDAMENTAÇÃO, FOI FEITA UMA REVISÃO DE LITERATURA COM AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DE KIELWAGEN (2018), MENDES & OLIVEIRA (2020), MICHEL VERRET (1975), DENTRE OUTROS. A ESCOLHA METODOLÓGICA DESTE TRABALHO FOI BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO COM UM ESTUDO DE CASO ONDE O TEXTO CAMINHOU PARA A ABORDAGEM QUANTITATIVA E DESCRITIVA. NOS ACHADOS DA PESQUISA FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE NA ESCOLA CETI HESÍCHIA DE SOUSA BRITO OS MÉTODOS DE ENSINO REMOTO SÃO PAUTADOS NO CONTEXTO DO ALUNO. O DESIGN SE CONSTRÓI COM A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS COM PARTICIPAÇÃO DOCENTE SINCRONIZADA COMBINADA COM PRÁTICAS ACESSÍVEIS DE DOMÍNIO DO ALUNO E PROFESSOR. NO ENTANTO, O DESINTERESSE NAS AULAS REMOTAS MOSTRA-SE COMO UM DOS GRANDES DESAFIOS. TAIS DIFICULDADES DEVEM SER ENFRENTADAS PELOS PROFISSIONAIS DA ESCOLA E TAMBÉM PELOS DEMAIS PROFESSORES BRASILEIROS, INDEPENDENTEMENTE DE AS AULAS SEREM REMOTAS OU PRESENCIAIS.